Nos dias atuais, conhecer o seu cliente e oferecer uma boa experiência está entre as principais atribuições que levam ao sucesso de uma empresa. No entanto, existe uma lacuna que pode ser explorada e que muitas empresas ainda deixam de lado: melhorar a experiência do cliente. Mas como fazer isso?

Primeiro, é preciso entender melhor o que constitui a experiência do consumidor, para depois refletir e encontrar atitudes e soluções que enriqueçam essa experiência. E por isso, a seguir, vamos te ajudar falando sobre 3 maneiras de melhorar a experiência do cliente.

O que é a experiência do cliente?

Vamos entender o que é a experiência do cliente nos baseando em algumas premissas:

  • a expectativa do cliente com a sua empresa;
  • as razões da compra do cliente;
  • o encaixe do seu produto na vida do cliente;
  • os diferenciais da sua empresa;
  • a razão de escolher a sua empresa e não um concorrente.

É preciso fazer uma boa reflexão sobre esses pontos, levando em consideração o seu negócio e o que você vende. Ao entender o valor do que você oferece dentro da perspectiva do cliente, você já sabe como será a experiência dele.

E a partir daí, é possível passar por cada um desses pontos, melhorá-los e oferecer um maior valor agregado no produto. Assim, você conhece e aprimora a experiência do consumidor. Agora, algumas ações práticas!

Como melhorar a experiência do cliente?

1. Troque de lado com o consumidor

Esse ponto é essencial. Se imagine comprando um produto ou serviço da sua própria empresa. Como seria o processo? O caminho da compra traz uma boa experiência? Pense sobre o atendimento e a agilidade e a satisfação depois disso tudo. Você compraria de novo?

Questionar a forma de trabalho é uma ótima maneira de melhorar a experiência de um modo geral. No mundo dos negócios, é importante enxergar de vários ângulos.

2. Ouça ativamente o cliente

Pesquisa, feedback, informação. Use todos os recursos em que possa ouvir seu cliente. Ele é a fonte e a razão. Dê a devida atenção para reclamações, sugestões, e coloque melhorias em prática.

Atender aos anseios de um cliente é uma forma muito efetiva de melhorar a experiência. Tornar processos mais funcionais numa venda é tudo que o cliente deseja, portanto, faça isso acontecer com sua ajuda.

3. Explore os cinco sentidos do cliente

Você já parou para pensar como sua loja parece aos olhos do cliente? Quais as razões que levam ele a entrar na sua loja e não em outra? É instinto. O apelo aos cinco sentidos atrai mais clientes. Mas da maneira correta.

O marketing sensorial é uma ferramenta valiosa. Faça com que seja fácil para o cliente tocar, ver e sentir seu produto ou serviço. Ao mesmo tempo, use da música ambiente, explore tudo. Para o cliente, é quase invisível, mas o aumento de valor na sua experiência é instantâneo.

A experiência do consumidor deve estar no centro das suas atenções. Melhorar a experiência do cliente é um trunfo que leva ao crescimento do seu negócio. E se você curtiu nosso post e não quer ficar de fora das próximas publicações, precisa nos seguir agora mesmo nas redes sociais: estamos no Facebook e no Instagram!