Você se preocupa com o som ambiente da sua loja? Tem ideia de que ele pode ser decisivo para você aumentar as vendas? É importante considerar todos os sentidos dos seus clientes ao planejar as estratégias do seu estabelecimento, especialmente a audição.

As pessoas são suscetíveis aos estímulos que existem ao redor delas pelos lugares que passam. Quando alguém entra em sua loja, você pode aproveitar essas sensações para causar um impacto positivo nesse potencial cliente e ainda aumentar as vendas com música. Pode ser bastante vantajoso usar o som para isso.

Além disso, não ter controle sobre o som do seu estabelecimento significa perder a oportunidade de cuidar de um aspecto altamente importante para a identidade dele. Pior ainda é deixar o áudio ligado em uma rádio local, sem qualquer critério de seleção e dando até espaço para a publicidade de outros estabelecimentos.

Por isso, a seguir, separamos algumas informações e dicas de como aumentar as vendas de seu negócio utilizando a música. Continue a leitura e confira!

Como a música ajuda a aumentar as vendas de uma loja?

Você sabia que o som ambiente tem influência sobre o comportamento das pessoas? Tendo isso em mente, você pode contribuir para o sucesso do seu estabelecimento ao contar com uma seleção musical que atenda à sua estratégia de negócios.

A música pode ser capaz de despertar o desejo de compra no consumidor. Por exemplo, uma trilha sonora mais lenta faz com que o cliente se movimente mais vagarosamente, tendo mais tempo para considerar a compra de seus produtos.

O contrário também vale: um som mais frenético deixa as pessoas mais aceleradas, o que é ideal para estabelecimentos que buscam uma alta rotatividade de clientes. Esse é o caso, por exemplo, de restaurantes de fast-food.

Por que é vantajoso contar com uma rádio personalizada?

Agora que você já entendeu como é valioso investir em música ambiente para o seu estabelecimento vender mais, precisa conhecer um passo além disso que é capaz de alavancar ainda mais seus resultados.

Uma rádio personalizada pode servir como mais um canal de divulgação para seus produtos e aumentar as vendas. Afinal, é possível fazer anúncios entre as músicas, chamando a atenção de quem ouve. Adicionalmente, você pode fazer isso para divulgar lançamentos e realizar promoções.

Também dá para fortalecer consideravelmente a imagem da sua empresa. Você consegue usar uma assinatura sonora da sua própria marca, algo como “você está ouvindo a Rádio (sua empresa)” para reforçar para os frequentadores que o seu negócio se preocupa com todos os aspectos da experiência.

Para empresas de diversos tipos, é possível aproveitar grandes benefícios para o endomarketing a partir de uma rádio personalizada. Experimente vender espaço de anúncios para outras empresas de fora e trazer mais receita para o seu negócio.

Você já pensou em contar com uma rádio personalizada?

Tendo em vista como aumentar as vendas com a ajuda da música em seu estabelecimento, fica nítido como esse recurso pode ser vantajoso para os seus objetivos. Trata-se de uma forma de usar as ferramentas certas para potencializar os resultados que você pretende alcançar.

Considere os benefícios trazidos por uma rádio personalizada, que é capaz de fortalecer o nome da sua marca e até gerar mais oportunidades de vendas para você.

Seja como for, a sua abordagem precisa gerar identificação junto ao público que frequenta o seu estabelecimento. O som ambiente só é agradável quando atende ao perfil de quem você deseja conquistar como cliente. Somente assim será possível aumentar as vendas em um nível competitivo.

Como funciona o marketing sensorial?

Se você tem o hábito de pesquisar sobre assuntos de marketing, certamente já ouviu falar sobre o marketing sensorial. E não por acaso — esse é um dos conceitos mais valiosos quando se trata de aumentar as vendas com música.

De forma geral, o marketing sensorial é uma forma de diversificar a divulgação do produto de uma forma que não seja puramente visual. Isso porque existem muitas formas de chamar a atenção do cliente que vão além das que o marketing tradicional usa. O som, nesse caso, tem um papel muito especial.

E qual é a razão disso? Na verdade, existem várias. Uma das mais importantes é a facilidade de recordação. Afinal, você quer ser lembrado por algum motivo, certo? Então, a música torna o ambiente da sua empresa mas fácil de ser recordada pelos clientes.

Sabe aquela história de que “a música mexe com as emoções das pessoas”? Isso também acontece no marketing sensorial. O porquê é simples: o som é um dos elementos mais importantes na hora de criar vínculos. Nada melhor do que usar isso para aumentar as suas vendas, não é mesmo? Podemos chamar esse processo de music branding.

Quais são as vantagens do music branding?

Ao implementar uma estratégia de music branding, você vai lidar com inúmeras vantagens. A seguir, listamos algumas. Veja!

Reduz a poluição sonora

O music branding por meio de uma rádio ambiente é uma boa forma de diminuir a poluição sonora de um estabelecimento comercial, tornando o local mais convidativo e o som menos incômodo.

Influencia na produtividade dos funcionários

Músicas diferentes estimulam ritmos de trabalho diferentes. Músicas pop, por exemplo, são associadas a agilidade e movimentação. Músicas clássicas geralmente contribuem para a concentração, enquanto eletrônicas se relacionam bem com ambientes criativos.

Diminui a tensão

A música é uma das formas mais interessantes de criar um ambiente de trabalho descontraído e os funcionários menos estressados. Isso porque ela provoca diversos efeitos positivos para o organismo, contribuindo até em casos de ansiedade.

O que não deve ser feito no music branding?

Toda estratégia de branding está sujeita a erros. E como essa é uma realidade comum, listamos algumas coisas para as quais você precisa dar atenção. Acompanhe!

Infringir a lei de direitos autorais

Muitas pessoas reproduzem as músicas no ambiente do estabelecimento comercial sem pagar pelos direitos autorais. Isso não só reduz a credibilidade do seu negócio como também se configura como uma irregularidade, trazendo diversas consequências negativas e problemas com a lei.

Não contar com profissionais especializados

Como você viu nos tópicos anteriores, a música ambiente é uma questão de marketing que deve ser pensada de forma inteligente. Por isso, o ideal é que seja selecionada por pessoas que entendem do assunto.

Parar para pensar no som ambiente da sua loja é imprescindível. Afinal, aumentar as vendas com música é uma coisa completamente possível e acessível. Não só isso — o número de vantagens de uma rádio personalizada é bem grande.

Não se esqueça de que os profissionais responsáveis pela empresa de música ambiente devem ser credenciados e seguir a legislação de direitos autorais, realizando os repasses necessários.

Quer sentir, então, um pouco do impacto que a rádio personalizada pode fazer no seu negócio? Experimente agora mesmo, de forma gratuita, o nosso software! A RadioSparx com certeza vai ajudar você nesse objetivo.