Está difícil melhorar os resultados do seu estabelecimento? A solução para uma loja que vende pouco pode estar no som. Ao trabalhar com uma rádio interna, será possível captar oportunidades melhores de sucesso. Você já pensou nisso?

Uma rádio interna é algo cada vez mais usado pelas empresas. Trata-se de um canal de programação desenvolvido especialmente para o estabelecimento. Ele pode contar com a melhor seleção musical e inserções pensadas para um público segmentado.

De forma geral, a rádio interna é uma ferramenta para impactar positivamente os seus clientes. Isso tem um efeito direto na satisfação deles e, consequentemente, no seu volume de vendas. Veja mais detalhes a seguir!

Como funciona uma rádio interna?

Uma rádio interna é instalada em um espaço com equipamentos tradicionais de áudio, como alto-falantes e um software de gerenciamento. São levados em conta a acústica do local e o volume necessário para que o som seja ouvido até no pico de circulação de público.

Como qualquer rádio tradicional, ela necessita de uma seleção musical ou playlist. É você quem define as músicas que tocarão nela. Isso permite escolher as opções que mais conseguem gerar identificação junto ao seu público-alvo.

Por ser um veículo totalmente seu, a rádio interna se mostra como um poderoso instrumento de comunicação. Além de permitir que você impacte positivamente o seu cliente, também é capaz de influenciar o comportamento dele a seu favor.

Por que sua loja precisa de uma rádio interna?

Ter uma rádio interna é uma ótima forma de alavancar os seus resultados ao satisfazer mais os seus clientes. Veja a seguir os principais motivos para instalar esse equipamento agora mesmo.

Consegue influenciar o comportamento dos clientes

A audição é um sentido bastante poderoso para o comportamento das pessoas, e você pode aproveitar grandes vantagens a partir disso com uma rádio interna. Existem estudos que comprovam o quanto a música pode mudar a forma de agir das pessoas.

Em resumo, um ritmo mais lento pode fazer levar os clientes a se movimentarem vagarosamente. Ou seja, poderão ser impactados por mais ofertas conforme passam mais tempo na sua loja.

Cria um ambiente agradável aos clientes

Manter os frequentadores da sua loja felizes é essencial para transformá-los em clientes fiéis. No entanto, se o ambiente do seu estabelecimento não gera esse efeito, ficará cada vez mais difícil vender.

A instalação de uma rádio interna fará com que o espaço sonoro seja preenchido de forma positiva, pois é você quem controla a programação. Por isso, fica fácil pensar em algo para gerar identificação com o seu público.

Serve como um canal de comunicação oficial

Uma rádio interna não serve apenas para transmitir música. Ao contrário. A loja também pode usá-la para fazer comunicados oficiais aos clientes, como avisar sobre promoções ou demais recados.

Dessa forma, a rádio interna atuará como um poderoso meio de marketing para alcançar quem está na sua loja em ações promocionais. Além disso, trata-se de um ótimo recurso para se comunicar com seus funcionários.

Permite a transmissão de músicas no estilo da loja

Para potencializar as vendas, é essencial construir um ambiente confortável para o perfil ideal de cliente. Com a rádio, é possível elaborar uma programação musical para se encaixar nos interesses do ICP — sigla em inglês para Ideal Customer Profile ou, em tradução simples, o cliente ideal.

Com isso, a loja não precisará depender das escolhas de rádios tradicionais, cuja audiência principal não tem, necessariamente, identificação com os frequentadores do seu negócio.

Conta com uma programação sempre atualizada

Se você alguma vez tentou construir uma playlist especial para o seu estabelecimento para se beneficiar desse tipo de recurso, já percebeu como é difícil mantê-la atualizada.

Todos os dias surgem novos hits, e um público exigente pode ficar frustrado com uma programação repetitiva. Uma das vantagens de trabalhar com uma rádio interna é ter acesso a uma seleção musical sempre atualizada.

Pode aumentar o engajamento da sua equipe

A rádio interna também é uma poderosa ferramenta de endomarketing. Com a estratégia correta, você pode motivar a sua equipe e mantê-la em harmonia para conquistar níveis superiores de produtividade.

É possível ir além disso e criar uma programação totalmente dedicada ao seu público interno. Você pode dar espaço para depoimentos da equipe e orientações especiais para a condução do trabalho.

Serve como espaço negociável de marketing

Além de gerar uma experiência de conforto ao seu público, uma rádio interna pode até servir de fonte de receita alternativa. Afinal, é possível vender espaço publicitário para outras empresas (que não sejam seus concorrentes, é claro).

Nesse contexto, a loja pode desenvolver esse canal de mídia e torná-lo atraente para potenciais parceiros e contar com mais uma via de ganhos em seu negócio.

Evita propagandas de concorrentes

Se você deixa a programação de uma rádio convencional ao longo do dia, provavelmente, chegará um momento em que serão transmitidos os anúncios publicitários. Se algum de seus concorrentes surgir nessa hora? Você já pensou nisso?

Utilizar uma rádio interna é a única forma de contar com o benefício de impactar positivamente seu público por meio do som, sem correr o risco de dar espaço para os seus concorrentes em seu próprio local.

Qual a melhor forma de implementar uma rádio interna?

Agora que você já conhece os principais benefícios de uma rádio interna, certamente, se pergunta qual a melhor forma de adotar essa solução. Como na maioria dos casos, o segredo está em contar com o fornecedor adequado.

Busque uma empresa referência no assunto, que trabalha exclusivamente com a implementação desse tipo de solução para garantir a melhor estrutura e o aconselhamento adequado para aproveitá-la ao máximo.

Isso não se restringe apenas aos momentos da instalação. A manutenção desse tipo de estrutura requer a devida atenção para que a experiência dos seus clientes não seja impactada negativamente caso surjam problemas.

Uma rádio interna pode causar uma verdadeira revolução no espaço da sua loja. Ao deixar seu público mais confortável, será possível perceber um aumento natural no seu número de vendas e na satisfação dessas pessoas. Considere os benefícios desse recurso e trate de implementá-lo o quanto antes para sair na frente dos seus concorrentes.

Quer contar com a melhor solução para o seu negócio? Entre no site e conheça a RadioSparx HITS!