Se você chegou até aqui, é porque já sabe que a música ambiente para loja é uma ferramenta importante para ajudar nos negócios. Em tempos de alta concorrência, é essencial contar com recursos eficazes para se destacar, mas como fazer uma escolha de canções que atraia clientes e os estimule a ficar por mais tempo no seu estabelecimento?

É aí que entra o marketing sensorial. Por isso, vamos falar um pouco sobre esse conceito, dando alguns detalhes de como ele funciona e como pode ser aplicado à sua loja ou academia. Para se manter sempre no caminho do sucesso, é necessário contar com estratégias que consigam melhorar a experiência dos seus clientes ao terem contato com a sua empresa.

Neste artigo, também vamos dar algumas dicas imprescindíveis para você escolher o estilo ideal e as músicas mais adequadas ao público-alvo para impulsionar o seu negócio. Afinal, não basta apenas decidir pelo marketing sensorial: é necessário fazer as escolhas certas ao implementar essa solução no seu estabelecimento. Confira!

O que é marketing sensorial?

Em termos simples, o marketing sensorial é uma forma de melhorar a experiência dos seus clientes explorando os cinco sentidos humanos, ou seja: marca, ambiente ou produto estão relacionados a estímulos sensoriais, como cores, aromas e outros elementos. Sejam quais forem escolhidos, o objetivo é sempre impactar positivamente o seu cliente.

O marketing sensorial explora essas características para levar ao cliente uma experiência que estimule cada um dos sentidos, influenciando o comportamento de compra. E o som tem papel fundamental no humor de quem entra em uma loja ou academia, por exemplo. Ele pode ser decisivo para que os visitantes se sintam mais confortáveis e comprem mais de você.

Para obter sucesso com o marketing sensorial, você precisa escolher os elementos adequados para implementar no seu estabelecimento. Não basta apenas optar pelo som, você também tem que decidir sobre o tipo de música que mais combina com o seu espaço para ajudá-lo a obter os resultados que está esperando.

Como o marketing sensorial influencia o comportamento do consumidor?

Todos os sentidos (audição, visão, olfato, tato e paladar), quando estimulados, desencadeiam reações emocionais no consumidor. A partir daí, a regra é simples: quanto mais positivo é o impacto nos sentidos do cliente, mais propenso ele estará a permanecer no local.

A experiência do cliente está sendo o tempo todo condicionada por fatores subconscientes que vão além das imagens e palavras. Quem explora isso, adequando o ambiente ou o produto a uma percepção positiva por parte do consumidor, adquire vantagem competitiva.

O apelo visual costuma ser o mais lembrado ao analisar a publicidade tradicional, indo desde anúncios em revistas até outdoors. No entanto, cada vez mais estratégias de marketing estão conseguindo utilizar a audição, o olfato e até o tato para aprimorar a experiência dos consumidores.

Como escolher música ambiente para loja?

Vale lembrar que, assim como uma experiência positiva impulsiona as vendas e aumenta a satisfação do cliente, um impacto negativo nos sentidos tende a afastar o consumidor e prejudicar a imagem da marca.

Por isso, é tão importante usar o marketing sensorial a seu favor, evitando opções inadequadas aos objetivos do seu negócio. No caso da audição, a escolha da música ambiente deve levar alguns pontos em consideração.

O intuito de uma boa escolha de música ambiente para loja está em melhorar a experiência dos visitantes aproveitando-se das características deles para lhes oferecer algo que gere identificação. Isso vai contribuir para que o seu estabelecimento seja bem lembrado pelos seus clientes.

Veja a seguir tudo o que você precisa fazer para escolher a música ambiente para loja:

1. Faça uma análise do segmento

O primeiro passo para criar uma experiência ótima para os seus clientes por meio do marketing sensorial é a análise do ramo de atuação do seu negócio. Essa é a base para a segmentação do público. Tenha atenção especial com a identidade da sua marca e de que formas a música pode ajudar a transmitir essa ideia.

2. Defina o público-alvo

Ao definir o público-alvo, é preciso ir além das informações básicas, como idade, sexo e localização. Faça uma pesquisa de mercado e registre todos os dados obtidos, levando em conta, principalmente, a personalidade e a opinião de cada um. Quanto mais profundo for o seu conhecimento sobre os seus clientes, mais fácil será descobrir aquilo que mais os agrada.

3. Use bons equipamentos

O espaço físico do seu estabelecimento precisa ser preparado para receber a música ambiente e potencializar o seu marketing sensorial. Invista em uma boa ambientação, capaz de espalhar o som adequadamente no nível de intensidade esperado pelo seu público-alvo. Utilize equipamentos de qualidade que consigam levar a música a todos os seus espaços.

4. Dê atenção a todos os detalhes

Como mencionamos os estímulos sensoriais, é importante ter atenção a outros detalhes, além da escolha do estilo e de uma playlist personalizada. O volume do som, por exemplo, não deve estar baixo demais, mas também não pode ficar alto a ponto de incomodar ou atrapalhar a comunicação.

5. Faça testes

Assim como qualquer outro elemento de marketing, a sua escolha de música ambiente para loja pode ser muito bem definida a partir de experimentos. Tomando o conhecimento a partir do perfil do seu público-alvo, você pode testar diferentes combinações e chegar até aquelas que mais agradam os frequentadores do seu negócio.

6. Busque melhorias regularmente

O processo de implementação do marketing sensorial nunca chega a ser realmente finalizado. O segredo para o sucesso está em manter-se em constante melhoria, analisando os resultados e feedbacks obtidos a partir das suas iniciativas. Fique de olho na maneira como os seus clientes estão reagindo e procure melhorar a sua escolha de música constantemente.

Como implementar essa estratégia?

Usar música ambiente para loja é uma ótima forma de aproveitar os benefícios do marketing sensorial no seu estabelecimento. Com múltiplas possibilidades de ritmos e estilos à disposição, você pode escolher uma abordagem que faça sentido para a identidade da sua marca e para as preferências do seu público-alvo.

Não se trata de um trabalho simples, mas é capaz de trazer excelentes resultados para a sua empresa. Com o aumento cada vez mais intenso da concorrência, contar com diferenciais valiosos é essencial para manter os seus clientes satisfeitos e fidelizá-los. Como os seus visitantes ficam mais felizes, aumentam as chances de que eles voltem e comprem mais de você.

Vale lembrar que a contratação de um serviço de music branding é uma forma de dar tratamento profissional ao som ambiente da sua loja, escritório ou academia. Assim, é possível garantir uma experiência musical incrível para os seus clientes sem ter de se preocupar com questões administrativas, como o pagamento de direitos autorais. Contribua para a melhoria dos seus resultados ao apostar em estratégias certeiras como essa!

E agora, que você já sabe como fazer a melhor escolha de música ambiente para loja, que tal espalhar esse conhecimento para mais gente? Compartilhe o artigo nas suas redes sociais!