Já é sabido que a música interfere muito no comportamento do cliente. Por exemplo: o som que o consumidor escuta em um estabelecimento determinará seu tempo de permanência no local. Além disso, ter uma playlist para rádio interna afeta diretamente os funcionários.

São muitos os efeitos que a música pode gerar no ambiente de trabalho. Um deles é o aumento da produtividade, ocasionado por estímulos positivos que fomentam a motivação e o bem-estar.

Quer saber mais? Então, acompanhe este texto e conheça algumas práticas que ajudam a aumentar a produtividade dos colaboradores e quais os gêneros musicais mais adequadas para uma playlist interna. Confira!

Forneça feedbacks

O feedback é uma forma de saber em quais pontos o colaborador precisa melhorar. Sendo assim, com cordialidade e profissionalismo, converse com ele mostrando como a tarefa deveria ser executada.

É importante sempre fazer uma crítica construtiva, deixando claro que o feedback auxilia no aprimoramento tanto pessoal quanto profissional. Dessa forma, é possível aumentar o engajamento do colaborador e fazê-lo entender seu papel dentro da empresa.

Dê voz à equipe

Um ponto muito importante para os colaboradores de qualquer instituição é a conquista de relativa autonomia. Afinal, é muito frustrante trabalhar no automático, apenas executando tarefas que foram repassadas.

É preciso dar voz à equipe e permitir que um time de colaboradores construa oportunidades para que eles se destaquem e se diferenciem.

Mostre que reconhece o trabalho de todos

A motivação só funciona com reconhecimento. Sendo assim, é preciso dar aos colaboradores os méritos das conquistas, por menores que elas sejam. Isso pode ser feito tanto com um simples e pontual elogio quanto com uma premiação, como aumento de salário ou dias de folga.

Aposte em uma playlist para rádio interna

Uma pesquisa da consultoria especializada WebpageFX mostrou que 90% das pessoas entrevistadas são mais eficientes quando estão escutando música. Essa é mais uma comprovação de que ouvir música no trabalho melhora a produtividade.

Levando isso em conta, monte uma playlist para rádio interna na sua empresa. Há diversos gêneros musicais que podem trazer efeitos específicos no processo de motivação dos colaboradores. Confira, a seguir, alguns exemplos:

  • pop: reforça a agilidade para concluir tarefas. Com isso, as atividades são feitas rapidamente e sem desatenção;
  • clássica: ajuda bastante na concentração. Colaboradores embalados pela trilha de música clássica costumam errar menos na realização de suas tarefas;
  • eletrônica: melhora a tomada de decisões e auxilia na formação de ideias inovadoras, principalmente daqueles que trabalham em setores que exigem criatividade.

Essas foram algumas informações sobre produtividade no trabalho e como uma playlist para rádio interna pode ajudar com isso. Além dessa vantagem, um ambiente de trabalho com a música adequada, auxilia na redução da ansiedade. Dentre os benefícios dessa abordagem estão: a alteração do estado de humor, o relaxamento do corpo e da mente, e o aumento da sensação de bem-estar.

E aí, quer uma ajuda profissional para montar uma playlist eficiente? Entre em contato com a RadioSparx! Esta é uma empresa de licenciamento, music branding e tecnologia que apresenta soluções inovadoras e personalizadas para seu negócio!