O sistema límbico cerebral, responsável por controlar nossas emoções e funções de aprendizado e memória, possui um mecanismo capaz de ativar comportamentos sociais diante de estímulos sensoriais.

Através dessa constatação, especialistas em comportamento do consumidor consideraram o aroma como um estímulo sensorial capaz de ativar emoções que contribuem para atrair novos clientes, aumentar vendas e melhorar a experiência de consumo.

Foi assim que surgiu o marketing olfativo, que faz uso do marketing sensorial como estratégia para que as marcas despertem essas emoções favoráveis em seus consumidores.

Ficou interessado em se apropriar dessa estratégia? Continue a leitura e conheça mais sobre o assunto!

Quais as possíveis maneiras de trabalhar com aromas na empresa?

Criação de um logo olfativo

Geralmente as marcas são reconhecidas por suas cores ou símbolos. Mas a sua empresa pode ir além disso e optar por criar uma logo olfativa. Ou seja, é possível criar uma identidade aromática capaz de fazer com que o cliente perceba que a fragrância de sua loja é única e exclusiva daquele estabelecimento.

Brindes

O ato de oferecer brindes ao cliente é uma maneira de demonstrar que a empresa pretende estabelecer uma relação afetiva com seu público. Mas os brindes não precisam ficar entre canecas, canetas ou camisas personalizadas.

Trabalhar com o marketing sensorial advindo do olfato pode ser muito vantajoso. Por exemplo, você pode oferecer ao cliente aromatizadores de ambiente que possuem a sua fragrância específica, promovendo sensações prazerosas que serão relacionadas diretamente com a sua marca.

E-commerce

Geralmente quem trabalha com a venda online encontra dificuldades em utilizar do marketing olfativo. Afinal, não há como exalar aromas durante uma compra feita pela internet.

Mesmo assim, você pode pensar não exatamente no momento da compra em si, mas na entrega do produto. Dessa forma, uma opção é desenvolver águas perfumadas diretamente pensadas na identidade da marca e borrifá-las por cima das embalagens dos produtos que serão entregues ao cliente, fazendo com que o cliente tenha mais um canal para associar as características da marca com o aroma.

Como implementar a estratégia de marketing olfativo na empresa?

O primeiro passo é não adotar uma essência que o público já conhece. O importante é se diferenciar, criando o próprio padrão olfativo, pois isso faz com que o consumidor vincule rapidamente sua marca àquela fragrância exclusiva.

Para tanto, é importante que essa fragrância seja adaptada aos valores da marca e que de fato tenham conexão com os produtos ofertados. Por exemplo, se você vende produtos naturais, pode optar por aromas florais. Ou se trabalha com uma marca excêntrica, pode focar nas fragrâncias mais marcantes, que trarão o impacto condizente com os produtos que oferta ao mercado.

Depois de decidir qual será sua fragância, o próximo passo é definir a forma como será realizada a aromatização, providenciando os equipamentos para a distribuição do aroma e planejando qual a quantidade e com qual frequência fará essa propagação do aroma no ambiente.

Além disso, é importante considerar que a fragrância deve se encaixar com outros fatores sensoriais, como a decoração, a iluminação e a música ambiente.

Quais os benefícios de utilizar o marketing olfativo na empresa?

Fortalecimento da identidade da marca

Sabia que aspectos como qualidade, sofisticação e limpeza podem ser passados a partir do cheiro? Isso porque podemos acionar memórias sobre essas características por meio do olfato.

Nesse sentido, quando a empresa tem uma estratégia de marketing olfativo, ela consegue fortalecer a marca a partir dos valores que quer evidenciar para seus clientes.

Comunicação com o consumidor

Somos seres sensíveis. Não é à toa que a natureza permitiu ao ser humano desenvolver os cinco sentidos. E quando uma empresa sabe explorar cada um deles, a comunicação com o consumidor alcança alto grau de excelência. Nesse contexto, o olfato pode garantir a interação necessária entre marca e cliente.

É importante considerar que o marketing olfativo pode ser um aliado para aumentar o tempo de permanência dos consumidores na loja. Afinal, quando o cliente está imerso em um ambiente com cheiro agradável, tende a se sentir aconchegado pelo ambiente.

Se você se interessou pelo tema e quer aprender mais, descubra como a experiência sensorial gera valor ao cliente.