Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram um quadro que tem se intensificado na saúde mental do brasileiro: a ansiedade. Segundo uma pesquisa recente feita por esse órgão, o Brasil tem a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo. Em números, isso quer dizer que cerca de 24% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade. Nesse contexto, a música para ansiedade pode ser um bom remédio.

Isso acontece porque a música apresenta diversos efeitos benéficos para o organismo. É possível regular o humor, relaxar o corpo, aumentar a sensação de bem-estar e até melhorar a comunicação interpessoal. Essas características podem ser importantes para influenciar consumidores em uma loja, por exemplo.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e saiba como a música auxilia a reduzir a ansiedade!

Alterar o estado de humor

A variação entre estar triste e alegre em uma fração de minutos pode acontecer em quem tem transtorno de ansiedade. A pessoa com ansiedade se sente insegura, podendo mudar o estado de humor a cada situação que achar ameaçadora. Nesse caso, a música pode amenizar essa situação.

Quando escutamos um som agradável, é possível ter a sensação de que tudo anda bem. Por isso, há menos possibilidade de mudança de humor de forma brusca.

Relaxar o corpo e a mente

Geralmente as pessoas fazem uso de remédios para relaxar o corpo e a mente, mas a música pode ser uma verdadeira aliada nesse processo. Quando estamos ouvindo uma música relaxante, há efeitos reais no organismo.

As vibrações prazerosas trazidas pela música ajudam a diminuir os níveis de cortisol, considerado o hormônio do estresse e da ansiedade. Dessa forma, o corpo, sem qualquer uso de medicamento, começa a se acalmar. Essa é uma das razões de muita gente colocar uma música para se preparar para dormir.

Aumentar a sensação de bem-estar

A insatisfação com o corpo e com a vida geralmente é uma característica comum de quem sofre de ansiedade. Isso acontece porque esse transtorno altera a maneira como as pessoas encaram sua existência — tanto em relação aos outros quanto a si próprias. No entanto, a música pode mudar isso.

Ao som de uma boa música, o organismo libera altos níveis de dopamina, provocando a sensação de bem-estar. É por isso que quando muita gente escura a sua música favorita, um impulso de felicidade domina a pessoa por alguns minutos.

Melhorar a comunicação interpessoal

Que sofre de ansiedade geralmente não tem uma boa comunicação interpessoal. Isso acontece porque a pessoa não consegue ter controle sobre as ideias e a fala, fazendo com que passar uma informação a outra pessoa se torne algo demorado, constrangedor e ineficaz.

Nesse contexto, a música para ansiedade é uma indicação perfeita. As músicas têm tempos e cadências diferentes da fala, ajudando o nosso cérebro a compreender que existe uma forma diferente de organizar as ideias. Dessa maneira, a pessoa com ansiedade consegue ter uma referência de como se comunicar de maneira pausada e objetiva.

Esses são alguns elementos que mostram a importância da música para ansiedade. Com essas informações, fica mais fácil entender o quanto é relevante entrar em contato com uma empresa especializada em plataforma music branding para oferecer uma boa experiência ao cliente em determinada empresa. Considerar o perfil do público-alvo, evitar músicas repetidas e respeitar os direitos autorais estão entre as ações necessárias para criar uma trilha sonora empolgante na sua loja.

Quer uma ajuda profissional para elaborar a trilha que vai tocar na sua loja? Então entre em contato com a RadioSparx! Somos uma empresa de licenciamento, music branding e tecnologia que atende qualquer porte e tipo de empreendimento.