Na manutenção periódica, às vezes, é necessário parar o funcionamento de um determinado equipamento temporariamente. Esse período costuma ser utilizado com a intenção de realizar reparos, medições, ajustes e trocas de peças de acordo com a necessidade. Um bom controle preventivo precisa de um cronograma organizado e registros históricos, pois essa informação será importante para determinar qual é a próxima data de manutenção.

Sem dúvida, é fundamental fazer o procedimento de maneira periódica, caso contrário, os equipamentos podem não funcionar mais. Quer saber mais sobre o assunto? Neste post explicaremos a importância dessa manutenção na empresa, como implementar a prática e quais os fatores a serem considerados na definição do período adequado para fazer a tarefa. Vamos lá?

Qual é a importância da manutenção periódica?

Pelo fato de ser uma tarefa programada, ela possibilita o melhor controle das atividades cotidianas do seu negócio, o conhecimento prévio dos itens e facilita a organização dos recursos que serão utilizados com a intenção de garantir a operação.

As empresas que realizam o procedimento conseguem prever, com mais exatidão, o consumo de materiais. Isso permitirá que a companhia trabalhe com o estoque reduzido. Dessa forma, o empreendimento não faz compras desnecessárias e, por isso, consegue diminuir os gastos.

Quais são as vantagens do procedimento?

Primeiramente, vale destacar que o custo com a manutenção preventiva é bem menor em relação às intervenções corretivas ou a troca de equipamentos. Além disso, a realização frequente da tarefa evita quebras ou falhas, aumentando a disponibilidade dos equipamentos. Máquinas indisponíveis costumam afetar a produção e o funcionamento de qualquer companhia, resultando em maiores despesas e diminuição nos lucros.

Outro ponto positivo do procedimento é o fato de ser programado. Isso facilita a previsão dos gastos com peças de mão de obra, evitando surpresas. Esse conhecimento ajudará você a montar um orçamento mais preciso e acertado na empresa.

Como implementar a manutenção periódica?

Nessa etapa é muito importante contar com um plano, com o intuito de definir quais serão os equipamentos que passaram pelo procedimento. Além disso, uma equipe bem qualificada e treinada ajudará na boa execução de tudo que foi planejado.

Um controle eficiente indicará as condições reais dos equipamentos, evitará quebras e aumentará a disponibilidade deles. Por meio de ações planejadas e preventivas, portanto, é possível diminuir custos nas organizações.

O que levar em consideração na definição do período ideal?

Determine qual a frequência de cada revisão e veja quantos colaboradores a sua empresa poderá contar com o intuito de fazer os reparos necessários. Esse prazo não pode ser muito curto, pois ficará difícil de planejar o procedimento. Também, se o período for longo demais pode acontecer vários imprevistos e problemas nos equipamentos.

O que importa, portanto, é o equilíbrio para definir os prazos adequados. Assim, você conseguirá determinar com exatidão o período ideal para fazer a tarefa, e assim, manter os equipamentos em ótima condição, o que ajudará a evitar problemas e a reduzir os gastos.

Então, você está com alguma dúvida sobre a realização manutenção periódica? Deixe o seu comentário no post. Estamos prontos e dispostos a ajudar a responder às suas dúvidas sobre o assunto.