Para melhorar a experiência do consumidor e criar um vínculo afetivo com as marcas, foi criada a estratégia do marketing sensorial. A partir dele, as ações de marketing são baseadas em estímulos sensoriais, focando nos 5 sentidos humanos. Para estimular a audição, por exemplo, você pode investir em uma identidade sonora.

Para saber mais sobre o assunto, continue lendo nosso post e descubra como a identidade sonora pode ajudar a fidelizar seus clientes!

O que é identidade sonora?

Também conhecida como sound branding, a identidade sonora de uma marca consiste na criação de uma playlist baseada nos atributos identitários dela. Em outras palavras, essa identidade tenta captar a essência da empresa e traduzi-la por meio de uma trilha sonora, que deve ser reproduzida nos espaços do negócio, como lojas.

Para construí-la, é necessário contar com uma equipe especializada, que deve se aprofundar em questões como os valores da empresa e seu público-alvo. Com isso, é possível determinar o estilo musical e fazer a escolha das faixas.

Podemos trazer como exemplo concreto o caso da marca carioca Farm, que tem como público-consumidor mulheres jovens e descoladas de classe média. Como a empresa tem como norte a valorização da brasilidade, sua trilha é composta exclusivamente por músicas nacionais. Além disso, essas músicas estão voltadas para o público jovem e feminino, por isso se investe principalmente em cantoras afiliadas à nova MPB.

Por que investir em uma identidade sonora?

Como já falamos acima, a identidade sonora faz parte de uma estratégia conhecida como Marketing Sensorial. Dessa forma, ela é uma tática para você aproximar seu público-alvo da empresa de uma forma sutil, criando uma identificação a partir do estímulo pela audição. Sendo assim, é uma excelente maneira de construir o branding da sua marca, expondo seus valores por meio da música.

Para saber mais sobre as vantagens de investir na identidade sonora, confira os motivos que elencamos abaixo!

Estimula o desejo de compra

De acordo com pesquisas recentes, a música é capaz de alterar a percepção do tempo e de deixar as pessoas mais relaxadas e distraídas. Por causa disso, investir em uma trilha sonora para seu ponto de venda pode fazer com que seus clientes passem mais tempo passeando por suas prateleiras e a consequência disso é um maior volume de vendas.

Cria um vínculo emocional com o consumidor

A trilha sonora é uma forma de informar o consumidor sobre os valores que sua marca carrega. Dessa forma, quando ele se identifica com as músicas que você escolhe, aumentam as chances de criação de um vínculo emocional entre o cliente e a empresa.

Demonstra as características dos produtos

Traduzindo os valores da marca, a trilha sonora também vai estabelecer uma ligação com os produtos e serviços oferecidos. No caso da Farm, por exemplo, faz com que as consumidoras façam um link entre a brasilidade e jovialidade da playlist com as roupas e acessórios oferecidos.

Como você viu, a identidade sonora é uma excelente maneira de aproximar o público de sua marca e, consequentemente, de aumentar seu volume de vendas e de fidelização.

Agora que você já sabe o que é a identidade sonora e como ela pode ser útil para a sua empresa, compartilhe sua experiência conosco! Deixe um comentário falando que tipo de músicas você tocaria na sua loja.