Você sabia que o uso de música ambiente pode fazer toda a diferença para as vendas da sua loja? Lembrar do som do seu espaço é algo essencial para torná-lo mais confortável e, assim, agradar mais quem o frequenta.

O fato é que ambientação musical atua como um recurso importante de marketing sensorial, agregando valor à identidade da marca. Além disso, a música ideal, de acordo com o perfil do público do estabelecimento, é capaz de gerar impactos diretos na captação e fidelização de clientes.

Todas essas vantagens estão ao alcance apenas de quem acerta na implementação da música ambiente na loja. Trata-se de um jeito altamente eficaz para aumentar o seu número de vendas. Gostou da ideia? Então veja a seguir dicas certeiras para escolher a música ambiente da sua loja.

Por que música ambiente é importante?

Em primeiro lugar, é necessário entender o papel da ambientação musical em uma estratégia de marketing sensorial, que tem como finalidade estimular os sentidos do consumidor e despertar sentimentos específicos, otimizando a experiência de consumo.

É muito comum pensar mais no aspecto visual de um estabelecimento ao planejá-lo, não é verdade? No entanto, o espaço sonoro é tão importante quanto o visual, sendo capaz de transformar completamente a impressão que um visitante tem a respeito do lugar. Além disso, o uso da música pode influenciar diretamente no comportamento das pessoas que frequentam um estabelecimento.

Como implementar música ambiente na loja?

Agora que você já entende o papel da ambientação musical em uma estratégia de marketing sensorial e como sua influência afeta diretamente até mesmo o tempo de permanência das pessoas no estabelecimento, mostraremos uma série de dicas sobre como implementar essa tática em seu negócio.

Entenda o perfil do público-alvo

O principal benefício de ter uma boa música ambiente em sua loja é deixar o seu público frequentador mais confortável nela. Só que, para que isso seja possível, você precisa se certificar de que a escolha sonora gere identificação junto a essas pessoas. Estude quais são as preferências desses clientes, assim como gêneros musicais e artistas que possam ser incluídos na sua seleção.

Construa uma playlist de qualidade

A sequência de músicas que toca em sua loja precisa ter qualidade consistente e gerar identificação junto ao seu público. Para isso, não há nada melhor do que construir uma playlist customizada, que inclua os melhores sucessos para embalar o espaço sonoro do seu estabelecimento. Ao planejar uma playlist, também fica mais fácil controlar o tempo de duração e a variedade de músicas.

Tenha bons equipamentos de som

De nada adianta ter uma excelente playlist de música ambiente em sua loja se a sua estrutura de som não tem qualidade. É preciso investir em equipamentos que consigam transmitir o áudio com nitidez e boa acústica. Isso vale também para o espaço físico da sua loja, que deve contar com o mínimo possível de interferência sonora do lado externo.

Use o ritmo ideal para sua loja

Você quer que as pessoas passem mais tempo em sua loja, aumentando as chances de comprarem? Então, vale a pena investir em uma playlist com músicas mais calmas. O som comprovadamente tem um efeito no comportamento do público, portanto, vale a pena pensar nesse aspecto ao planejar a sua música ambiente.

O que queremos dizer é que, assim como os aspectos visuais são pensados quando falamos em identidade visual de uma empresa, a identidade sonora também é uma das vertentes do marketing sensorial.

Trabalhe em conjunto com outros elementos

Por falar em marketing sensorial, é importante destacar que a música pode ter o seu poder captação e conversão significativamente potencializado, quando trabalhada em conjunto com outros elementos que estimulam os sentidos dos consumidores.

Você já deve ter notado que, ao entrar em determinados estabelecimentos, ao mesmo tempo que há uma música agradável tocando de fundo, também é possível sentir um aroma específico, além de todo o visual, iluminação e temperatura do local.

Nada disso é por acaso. A ideia é proporcionar ao cliente uma experiência específica durante a compra, fazendo com que ele faça associações positivas ao pensar em sua marca.

Faça atualizações regularmente

As escolhas de música ambiente feitas hoje podem ficar ultrapassadas bem rapidamente. Para continuar causando uma impressão positiva nos visitantes do seu negócio, você precisa manter as suas playlists em plena atualização. Fique de olho nos últimos hits que tenham identificação com o seu público-alvo e realize as inserções mais adequadas.

O uso da música ambiente pode ser decisivo para os seus resultados de vendas melhorarem. Trata-se de um meio bastante eficaz para impactar positivamente o seu público, fazendo com que se sinta mais confortável em seu estabelecimento e, assim, compre mais. Comece já a planejar como será a sua implementação e fique de olho nos seus resultados.

O que considerar na hora de contratar uma empresa de música ambiente?

O momento de decidir qual empresa prestará um determinado tipo de serviços para seu negócio exige planejamento. Diversos aspectos devem ser considerados e com uma empresa de música ambiente não é diferente.

Cheque a reputação do negócio e veja o índice de satisfação de outros consumidores de seu produto. Hoje em dia, com a internet, essa tarefa é bem simples. Além disso, verifique se a organização cumpre com os requisitos obrigatórios de sua categoria.

No caso de ambientação musical, é importante saber que há isenção de pagamentos ao ECAD, por meio de um certificado de utilização. Caso contrário, você pode acabar sofrendo prejuízos com sanções desnecessárias por causa de um detalhe simples, mas muito importante.

Como você pôde contemplar neste artigo, a música ambiente é uma ferramenta poderosa para ser utilizada em conjunto com outros aspectos sensoriais, como o olfato e a visão do consumidor. Quando trabalhada na medida certa, a ambientação musical é capaz de aumentar o tempo de permanência dos clientes no estabelecimento, o volume de compras e até mesmo o índice de fidelização do negócio.

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