Você já parou para pensar em quantas academias silenciosas já conheceu? Provavelmente, nenhuma ou muito poucas. Isso acontece porque a maioria tem consciência de que a música é um grande estímulo para a execução de atividades físicas.

Se você quer se informar sobre a importância das músicas na academia e suas vantagens, veja nosso conteúdo e aprenda como as melodias impactam as pessoas durante as atividades físicas!

Quais são os benefícios da música durante as atividades físicas?

Ao fazer exercícios físicos, muitas pessoas costumam executá-los em sincronia com a música e, por isso, o ritmo e a intensidade transmitem estímulos agradáveis que motivam e engajam os praticantes. Diante dessas considerações, os benefícios da música durante as atividades físicas são muitos, veja!

Reduz a sensação de esforço

Ao praticar exercícios ouvindo música, é comum perder a noção do tempo e entrar no que alguns teóricos chamam de “estado de flutuação”, ou seja, a sua percepção de esforço é parcialmente reduzida e, por consequência, a sensação de cansaço é menor.

Esse é um aspecto positivo, pois assim o treino terá melhores resultados, afinal os exercícios serão executados com mais calma, contribuindo para a melhora do desempenho.

Aumenta o estímulo para treinar

Além de auxiliar proporcionando mais resistência ao nível psicológico, a música ajuda a elevar os níveis de prazer durante o treino, é o que afirma o site da GNT sobre um estudo feito pela Karageorghis.

Isso acontece porque as músicas são capazes de tirar o foco do cansaço e transmitir a atenção para a melodia, a letra ou o ritmo, como a famosa trilha sonora do cinema “Eye of the tiger”, tema de Rocky III, que influencia muitos treinamentos desde os anos 1980. Assim, os praticantes terão uma maior constância nas atividades, pois estarão com o foco em outras memórias.

Diminui os níveis de estresse

É possível comprovar cientificamente a capacidade da música de reduzir os níveis de estresse. Isso acontece porque as regiões do cérebro responsáveis por fortes emoções ficam mais ativas quando ouvimos uma trilha sonora, o que pode ocasionar na liberação do hormônio da dopamina, um dos responsáveis pela sensação de bem-estar.

Alivia a sensação de dor do pós treino

Ouvir músicas para malhar ameniza as temíveis dores do pós-treino. Isso acontece, pois, além da liberação de alguns hormônios proporcionados pelas atividades físicas, a música potencializa essa produção e, assim, a fadiga possivelmente será menor.

Algumas academias já investem nessa sensação de bem-estar durante o alongamento final do praticante, reservando salas para relaxamentos feitos com profissionais qualificados. Esse investimento auxilia, inclusive, na diminuição da ansiedade do público frequentante.

Como a música auxilia a permanência dos clientes na academia?

Com o uso adequado da música o aluno, além de sentir prazer durante o treino, também tenderá aos melhores resultados, o que gera a fidelidade. Além disso, a música servirá como uma distração: o praticante fará a mesma quantidade de exercícios, mas com a rádio certa terá a sensação de menos esforço, pois a música surtirá um efeito atenuante. Assim, será possível proporcionar uma boa experiência, garantindo que o seu público permaneça na academia devido ao ambiente harmonioso e equilibrado.

Qual serviço contratar?

Quem conhece o cliente atual, sabe o quanto ele se preocupa em ter uma boa experiência e deseja se sentir acolhido. Com a concorrência acirrada do mercado, é preciso buscar inovar nos serviços e nas formas como eles são oferecidos, para que o consumidor encontre o diferencial em sua academia. A Radio Sparx é capaz de trazer esse diferencial, já que leva a música certa para o negócio com a rádio indoor e utiliza as melhores estratégias de trade marketing.

Com o plano certo, sua playlist estará sempre atualizada, será possível ter uma redução de custos nos direitos autorais e a comodidade para a gestão será um alívio diante de todo o trabalho que essa área implica. Assim, você terá boas músicas para academia e atrairá, reterá e fidelizará mais clientes em seu espaço, oferecendo um ambiente único e cheio de boas experiências!

Quer encontrar todas essas vantagens, então entre em contato conosco e veja como trazer o diferencial para sua academia!