Quem busca informações sobre music branding para sua loja provavelmente já compartilha a percepção de que o marketing sensorial é uma forma de se destacar na hora de atrair e fidelizar clientes.

Ao estimular os sentidos, o marketing sensorial estimula também a empatia do consumidor com a identidade da marca por meio de sensações positivas. Entre elas, estão aquelas provocadas pelo som. É aí que entra o music branding.

Por isso, fizemos este artigo para apresentar esse conceito e mostrar como colocá-lo em prática para gerar melhores resultados em sua loja.

O que é music branding?

Este conceito parte do termo branding (gestão de marcas, em português), que é uma maneira de pensar ações para trabalhar a identidade da marca e aumentar a sua percepção de valor.

No geral, o branding visa a todo tipo de ações de marketing que ajudam a criar um perfil próprio e estabelecer uma relação de identidade com o público-alvo. Esta prática envolve toda a comunicação da marca, desde o logo até as embalagens e o pós-venda.

No caso específico do music branding, o foco está no som ambiente. Ou seja, é uma forma de estimular o cliente por meio de uma escolha de músicas ou sons que transmitam sensações especificamente voltadas para o público-alvo.

Quais são os efeitos da música ambiente em um estabelecimento comercial?

Por se tratar de um estímulo sensorial, no caso a audição, a influência da música ambiente pode tanto ser positiva quanto negativa. Por exemplo, se um cliente entra na loja e ouve uma canção distante de seu gosto musical, pode acabar expandindo essa sensação de “mau gosto” para os produtos, os vendedores e até para a própria marca em si. Este é um efeito negativo.

O music branding vem suprir esta situação com estímulos positivos, garantindo que a escolha da programação musical esteja adequada ao perfil da loja e ao gosto do público-alvo, estabelecendo uma relação de empatia entre ambos e fortalecendo a identidade da marca.

Como usar music branding em sua loja?

Isso quer dizer que, para ser colocado em prática, esse conceito depende de uma integração entre a equipe responsável pelo marketing e os profissionais especializados por esse tipo de serviço.

Assim, será possível criar uma playlist compatível com as demais estratégias de marketing sensorial da marca. Desta forma, será possível criar um universo de sensações estimulantes e atrativas para o público-alvo.

Por isso, vale lembrar: a contratação de um serviço especializado de music branding não vai apenas proporcionar uma consultoria e curadoria musical para sua loja, mas também vai evitar gastos e imprevistos com direitos autorais, propagandas de empresas concorrentes, entre outros.

Quais são os benefícios do music branding para os negócios?

A aplicação deste conceito traz uma série de benefícios para o negócio. Entre eles, o mais imediato está nas vendas, que tendem a aumentar com o investimento nesta ação.

Além disso, a prática traz ganhos não somente em relação à satisfação, mas intensifica de maneira positiva toda a experiência de compra, contribuindo, inclusive, para o aumento do tempo de permanência do cliente na loja. Em suma, o impacto é direto na lembrança da marca, pois cria um vínculo emocional com o consumidor e fortalece o desejo de compra.

Mas não pare por aí: que tal assinar a nossa newsletter? Assim você fica por dentro do que há de mais novo em music branding para trabalhar a identidade da sua marca e gerar mais resultados.