Além do cuidado para elaborar uma boa identidade visual atualmente, as empresas estão focadas em desenvolver uma imagem olfativa que as diferencie diante da concorrência. A identidade olfativa representa o aroma ou fragrância que caracteriza a marca e desperta emoções toda vez que é percebido pelos clientes.

A ideia é trabalhar o sentido olfativo dos consumidores para que eles sempre se lembrem do estabelecimento, mesmo quando estiverem distantes.

No post a seguir, além de mostrar a importância do investimento em identidade olfativa para atrair clientes e se destacar no mercado, vamos ensinar a desenvolvê-la de maneira efetiva. Boa leitura!

Qual a importância da identidade olfativa?

Se você já foi a um shopping alguma vez, aposto que deve ter percebido e, até mesmo, sido atraído pelos diversos aromas das lojas. O marketing olfativo é uma estratégia fundamental no ramo varejista, pois a empresa é capaz de chamar a atenção do seu público-alvo e influenciar positivamente uma compra.

Confira as principais vantagens de investir em uma identidade olfativa para a sua marca.

Atração de consumidores

Dos cinco sentidos, o olfato é o que está mais ligado à memória e emoção. A aromatização permite a construção de um ambiente agradável para o consumidor, influenciando-o a fazer associações com eventos positivos ou negativos da sua vida.

Quando escolhido de forma cuidadosa, o odor que caracteriza a marca tem a capacidade de atrair consumidores para o estabelecimento, além de incentivar o retorno do cliente que já realizou uma compra no passado e aumentar seu tempo de permanência.

Melhor experiência do cliente

Por reforçar lembranças e experiências diversas, a aromatização também resulta em uma melhor experiência do cliente. Quando o aroma ou fragrância escolhido tem uma consistência alinhada com as características dos produtos, a identificação do consumidor aumenta e, consequentemente, ele passa a se sentir mais à vontade no estabelecimento.

Vantagem competitiva

Por fim, depois de investir em um aroma próprio, a loja passa a utilizar a identidade olfativa como vantagem competitiva para se destacar no mercado. Isso acontece porque a aromatização aumenta o valor dos produtos — ou seja, o produto é mais valorizado quando está presente em um local com um forte marketing olfativo —, diferenciando o negócio diante da concorrência.

Como desenvolver uma identidade olfativa para a marca?

Se você chegou até aqui, deve ter entendido por que a identidade olfativa é tão importante para alavancar as vendas de um negócio. Mas afinal, o que é preciso para a empresa desenvolvê-la?

A criação de um aroma exclusivo da empresa precisa levar em conta, no mínimo, três fatores:

  1. valores da marca: quais são os valores da sua empresa? No que a marca acredita?
  2. ambiente: é preciso levar em consideração a aparência do estabelecimento. Ele é mais rústico, delicado ou inovador? É aconchegante? Como são os móveis?
  3. perfil do cliente: qual é o sexo e a idade da sua persona? Ela tem uma renda alta ou mais baixa? Como é o comportamento de compras?

Depois de responder essas perguntas, é importante pensar no que você deseja transmitir antes de escolher um aroma especifico. Um local com a aparência mais descolada, focado em jovens, por exemplo, costuma apostar em aromas mais fortes; diferentemente de uma loja sofisticada com o público-alvo de idosos.

A identidade olfativa é uma estratégia fundamental para alcançar bons resultados, já que a aromatização é capaz de influenciar sensações agradáveis ao cliente, deixando-o motivado a voltar na loja. Vale ressaltar que é importante apostar em vários tipos de estratégias de marketing ao mesmo tempo, a fim de captar clientes e garantir satisfação.

Para complementar seus novos conhecimentos sobre identidade olfativa, aproveite para aprender um pouco mais sobre aromatização de ambientes!