Quem trabalha com comércio ou outros setores de serviço que recebem clientes no estabelecimento sabe da importância de ter um ponto de venda bem desenvolvido e que atraia as pessoas, além de motivá-las a comprar no estabelecimento. Para que isso ocorra, no entanto, é necessário agir de forma estratégica, observando cenários e tendências, o comportamento dos clientes, a decoração do local etc.

Para que você saiba como ter um ponto de venda que fale por si só e ajude a fazer com que a lucratividade do seu estabelecimento cresça ainda mais, nós elencamos 4 estratégias para aumentar as vendas do seu negócio. Não deixe de conferir!

1. Tenha uma identidade visual bem desenvolvida

É importante que a sua marca tenha uma identidade visual que realmente case com a postura e cultura do seu negócio. Para isso, deve-se ter em mente que a identidade visual não compreende apenas o logotipo da loja, mas todo o conjunto de elementos visuais que a compõe.

Placas, banners, uniforme dos colaboradores, entre outros elementos fazem parte da identidade visual da empresa e precisam ser bem desenvolvidos no ponto de venda, passando uma imagem de seriedade e organização.

Para que você tenha uma identidade visual bem desenvolvida, recomenda-se a contratação de um designer ou de uma agência de publicidade especializada nesse segmento.

2 . Disponha os produtos estrategicamente no ponto de venda

Ao dispor os produtos que estão à venda em uma loja é preciso ter pensamento estratégico. Assim, pode-se dar um destaque maior para promoções ou artigos que precisam ser liquidados em um determinado período.

Outro exemplo de organização estratégica do ponto de venda está na disposição de produtos destinados ao público infantil nos pontos mais baixos das prateleiras. Desse modo, as crianças, que são o público-alvo da seção, poderão visualizar os produtos mais facilmente, pois têm baixa estatura.

3. Pratique técnicas de vitrinismo

É preciso chamar a atenção das pessoas que passam em frente à sua loja ou estabelecimento. Sendo assim, ter uma vitrine bem trabalhada e organizada pode ser uma boa ideia para aumentar as suas vendas.

Pode-se desenvolver cenários envolvendo as estações do ano, datas comemorativas, como o Natal e a Páscoa, celebrando eventos que são realizados na sua cidade ou região de atuação etc.

4. Invista em marketing sensorial

O marketing sensorial é o segmento do marketing que utiliza-se dos cinco sentidos do ser humano para alavancar as vendas, uma vez que as pessoas podem se sentir motivadas a comprar quando têm o sistema sensorial motivado.

Dentro desse contexto, uma das estratégias mais utilizadas está relacionada à audição. Isso acontece porque a música pode ser trabalhada de modo a gerar a sensação de bem-estar e conforto. É possível, por meio de sons, fazer com que as pessoas desenvolvam assimilações a um ambiente agradável e que passa confiança para a realização de compras, por exemplo.

Outro exemplo de utilização dos sons para desenvolver a forma como as marcas se relacionam com os seus públicos está na assinatura sonora. Trata-se de uma frase marcante acompanhada de som ou, até mesmo, de um conjunto de notas musicais que representam sonoramente a marca.

Exemplos disso são o “vem ser feliz” do Magazine Luiza e o “creative technologie” da Citroën, utilizados sempre após a execução de peças publicitárias dessas marcas no rádio, na televisão, na internet e também nos pontos de venda.

Seguindo essas estratégias no ponto de venda, certamente você conseguirá impulsionar as vendas do seu negócio. E, se quiser receber mais dicas como essas, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!