Definir um processo de vendas em academias é fundamental, pois, com a delimitação de um padrão, as estratégias são padronizadas em cada unidade e o atendimento ao cliente é otimizado. Com isso, é mais fácil identificar os gargalos nesse departamento e trabalhar para corrigi-los o mais rápido possível.

Essas práticas são muito importantes, porque, afinal de contas, são elas que garantem a receita das academias. Considerando a importância desse tema, neste post, vamos apresentar dicas que otimizarão a gestão de vendas da sua empresa. Tem interesse no assunto? Então não deixe de ler este artigo!

Como otimizar o processo de vendas em academia?

Os resultados desse departamento podem ser melhorados por meio de diferentes ações. Entre elas, estão o entendimento das necessidades do cliente, as técnicas de fidelização, o treinamento adequado e a preocupação com o pós-venda.

A seguir, abordaremos detalhadamente sobre essas questões. Acompanhe!

Entendimento do comportamento do cliente

Sem dúvida alguma, o primeiro passo para otimizar todo o processo é entender o comportamento do consumidor. Nesse momento pergunte-se quais são os motivos que levam as pessoas a procurarem as academias. Analise também a imagem que os indivíduos têm em relação ao seu negócio.

Os clientes veem a sua academia como um local para fazer a musculação, praticar exercícios ou promover o bem-estar próprio? Essas reflexões, somadas, ajudarão você a entender quais são as necessidades dos clientes e a percepção que eles têm em relação a sua empresa.

Treinamento adequado dos funcionários da recepção

Trata-se de um dos setores mais importantes durante o processo de vendas, pois a recepção é o primeiro contato que o cliente tem com a academia. Nesse momento é fundamental que os funcionários da recepção estejam bem preparados para explicar todas as vantagens e benefícios, de forma a atender os anseios do consumidor e passar uma boa imagem da empresa.

O objetivo dessa ação é deixar o cliente mais propenso assinar um plano. Para isso, o profissional deve destacar os benefícios proporcionados pela prática de exercícios físicos, mostrar as instalações do local e estimular a pessoa a entrar em contato com um personal trainer, a fim de entender melhor as suas necessidades.

Preocupação com o pós-venda

Após conquistar o cliente, chega o momento do pós-venda. Essa etapa do processo é extremamente importante, pois ajuda a reter mais clientes. Por isso, busque acompanhar o desenvolvimento, a frequência e a satisfação de seu aluno em relação ao ambiente e as aulas ofertadas em sua academia.

Além disso, é uma boa ideia fazer pesquisas — em canais eletrônicos, como o Google Forms, ou com caixinhas de sugestões na recepção — sobre o que pode ser feito para melhorar a sua interação e atender às suas expectativas e necessidades.

Técnicas de fidelização do cliente

O importante dessa fase é demonstrar preocupação com o sucesso do aluno. Observe se ele está gostando da academia e se está alcançando o objetivo esperado, por exemplo, ganho de massa muscular, perda de peso etc.

Vale a pena também criar promoções e planos que possibilitam a prática de mais de uma modalidade, caso tenha disponibilidade. É possível oferecer aulas de crossfit, yoga, pilates, jump, zumba, entre outras alternativas. Isso ajuda a agregar valor para a sua academia e, consequentemente, contribui para a fidelização do cliente.

Qual a importância da gestão de vendas para a continuidade dos negócios?

A gestão é fundamental para os empreendimentos e isso não é diferente em relação às academias. Por meio dessa prática, você pode verificar o que está dando certo e os pontos que precisa melhorar na empresa, conduzindo-a a um sucesso ainda maior.

Como você viu, o processo de vendas em academia pode ser utilizado de diferentes maneiras. Entender as necessidades do consumidor, ter um bom atendimento na recepção e praticar algumas técnicas de fidelização de alunos faz com que a sua academia venda mais e ganhe destaque no mercado.

Agora que já sabe como funciona o processo de vendas em academia, veja também como você pode montar uma playlist para aumentar o número de vendas do seu estabelecimento.