Já pensou em aproveitar todo o potencial de uma rádio online para lojas? O seu estabelecimento pode contar com uma série de benefícios se você tomar a decisão certa e criar uma playlist para loja adequada ao perfil do seu público e à identidade da sua marca.

Vários estudos já comprovaram que o som ambiente é capaz de influenciar o comportamento dos consumidores. Portanto, a escolha musical certa pode ser decisiva para você aumentar as suas vendas e trazer mais satisfação aos frequentadores do seu negócio!

Um dos maiores erros cometidos por quem decide usar uma rádio online para lojas é não buscar boas referências musicais para o estabelecimento. Não basta apenas ligar o seu sistema de som em uma playlist aleatória — você precisa pensar de forma estratégica no conteúdo que será transmitido.

Por isso, veja, a seguir, algumas dicas para potencializar as vendas por meio da playlist para loja adequada. Acompanhe!

1. Pense no público-alvo

Todos os elementos da sua loja precisam gerar identificação junto aos seus clientes, senão ficará impossível fidelizá-los. Ao usar uma rádio online para lojas, é necessário optar por uma seleção musical pensada para os seus consumidores. As pessoas têm perfis distintos, então, você precisa considerar as características delas para decidir pelas faixas adequadas.

2. Considere o ritmo

Músicas mais lentas contribuem para aumentar o tempo de permanência dos clientes no seu estabelecimento, estimulando-os a gastar mais. Por outro lado, as mais animadas deixam o ritmo das pessoas mais agitado, fazendo com que tomem decisões rápidas e circulem mais pelo ambiente. Desse modo, leve em conta os seus objetivos e escolha o estilo musical mais adequado.

3. Faça atualizações regularmente

Os seus clientes enjoarão bem rápido da sua rádio online se você usar a mesma playlist por muito tempo. Certifique-se de atualizá-la periodicamente a fim de incluir novas faixas e deixá-la cada vez melhor. Isso também contribuirá para que ela fique maior e repita menos as mesmas músicas quando chegar ao final.

4. Acompanhe as novidades

Para atualizar a sua playlist, você precisa estar por dentro de tudo o que acontece no meio musical. Considere o estilo de som utilizado em sua loja e fique de olho nos principais nomes desse segmento para poder incorporar seus últimos lançamentos em sua rádio online assim que possível. Dessa forma, você vai impactar positivamente aqueles clientes mais exigentes.

5. Use uma solução de música ambiente

Administrar todos esses critérios ao manter uma rádio online para lojas é algo que exige muito do seu tempo e dedicação. No entanto, você pode otimizar tudo isso ao contratar um serviço que seja capaz de oferecer um sistema de música ambiente personalizado para o seu estabelecimento. Dessa forma, você poderá contar com a variedade e o ritmo que são adequados para impactar positivamente seus clientes.

6. Peça ajuda aos colaboradores

Nem sempre as respostas para os desafios da sua empresa vão estar em manuais específicos — a solução pode estar na experiência dos seus colaboradores. Afinal, são eles que diariamente estão em contato com seus consumidores e conhecem de perto as dúvidas, sugestões e preferências.

Nesse sentido, aproveite essa oportunidade e faça uma pesquisa. Pergunte como eles veem o comportamento do cliente diante de determinado gênero musical. Por exemplo, se o cliente ficou incomodado com alguma música ou adorou determinado gênero. Esses detalhes são valiosos para montar uma playlist para loja imbatível.

7. Alinhe a playlist ao posicionamento da loja

Assim como toda pessoa carrega um estilo musical que combina com a sua personalidade, uma empresa também. Isso porque uma música pode, sim, fortalecer as características da marca e fomentar o engajamento por parte dos seus clientes.

Sendo assim, uma playlist para loja deve conter aqueles gêneros musicais que mais comunicam com a marca. Por exemplo, se empresa atua num ramo em que se exige uma experiência de compra mais contemplativa e complexa, é recomendada utilizar na playlist para loja uma música clássica, jazz, blues ou folk.

Agora se a intenção é se vincular a uma imagem mais extrovertida e agradável, o recomendado é uma trilha sonorabaseada no pop e no country. Caso a marca trabalhe com aspectos revolucionários e rebeldes, a aposta é no rock ou punk. Enfim, alinhar a playlist com o posicionamento da loja é fundamental.

8. Toque no volume baixo

A proposta da playlist para loja é fazer com que a música consiga “preencher” os seus ambientes adequadamente, certo? Um erro grave que pode acabar com essa estratégia é justamente oferecer um volume alto capaz de irritar os clientes.

Nesse sentido, busque encontrar um volume adequado. Para encontrar isso é importante partir do ponto de que o som não deve ser muito alto a ponto de dificultar a comunicação entre os clientes e os funcionários da sua empresa. Outro aspecto a se considerar é em relação à experiência do consumidor.

Isso quer dizer que é preciso compreender como as diferentes faixas etárias gostam de escutar música em determinado volume. Por exemplo, pessoas mais jovens costumam ter tolerância a sons mais altos, mas adultos e idosos tendem a se sentir mais à vontade com melodias suaves.

9. Escolha bons equipamentos

Uma acústica que permita a distribuição uniforme do som é um fator primordial para a playlist para loja. Isso porque é preciso fazer com que o som chegue a pontos diferentes do estabelecimento de forma homogênea. Também não podem conter caixas de som danificadas, que gerem ruídos.

Por isso é essencial investir em bons equipamentos de som que proporcionem um tom agradável. Logo, eles não devem ser muito altos a ponto de espantar o cliente e nem muito baixos, pois a música pode não ser ouvida pela pessoa nesse caso.

10. Contrate especialistas

Com todas essas informações passadas até aqui, por mais esclarecedoras que sejam, ainda pode ser que fique um pouco difícil definir a playlist para loja de maneira correta. Nesse caso, uma excelente solução é contar com a ajuda de especialistas.

Eles terão conhecimento de como realizar o licenciamento, aplicar o music branding e a tecnologia de acordo com as demandas do mercado. Além disso, ajudarão a sua loja a escolher os sons adequados com a intenção de atrair e fidelizar mais clientes.

Essas foram algumas informações sobre playlist para loja. Apostar em uma rádio online para o seu estabelecimento é uma ótima maneira de cativar o seu público e influenciar o seu comportamento para favorecer os seus resultados.

Não menospreze o papel decisivo que o som tem nas ações dos seus consumidores: implemente já uma solução que traga uma playlist para loja estratégica, que favoreça o seu negócio e ajude você a conquistar cada vez mais vendas!

Gostou do post? Então, continue aqui no blog para conferir como escolher a playlist certa para ajudar nas vendas!