No dia a dia de uma academia, a construção de uma forte relação entre profissional e aluno, que pode ser muito positiva e beneficente, é resultado da retenção de clientes. O vínculo formado pode tornar o local de treinamento quase como uma segunda “casa” para eles. Para muitos, a academia é um ambiente importantíssimo que faz parte da rotina.

Embora a conquista de novos clientes seja relevante — tanto no caso de eles serem assíduos durante toda a semana ou por gastarem dinheiro comprando pacotes —, o processo de retenção deve ser baseado em mais do que apenas isso. Tendo em vista que seu negócio trabalha com o corpo e, principalmente, com a saúde, você deve atrair e reter pessoas que buscam por satisfação e qualidade de vida.

Apesar de parecer uma tarefa complicada, mostraremos para você que é mais fácil do que imagina. Acompanhe o post de hoje e confira nossas 4 dicas infalíveis!

1. Ofereça vantagens especiais

Oferecer vantagens para os clientes faz com que, de alguma forma, eles se sintam cordiais e queiram dar algo em troca a você. Assim, os alunos se sentem motivados a continuar na sua academia. Essa é a maneira buscada para retribuir o benefício que você ofereceu.

Nesse sentido, oferecer descontos é uma ótima vantagem a ser trabalhada. Se o seu cliente indicar outras pessoas para se matricularem na academia, por exemplo, você pode conceder descontos nas próximas mensalidades dele.

Assim, ele vai se sentir instigado a “recrutar” novos alunos. Essa é uma forma de manter um cliente antigo e, ainda, conquistar um novo simultaneamente.

2. Aproveite para usar o marketing sensorial

Muitas pessoas usam a academia como uma maneira de relaxar e socializar após um dia longo de trabalho. Por isso, você deve mantê-la de uma forma que seja acolhedora, que seus clientes se sintam refugiados das preocupações externas ao mesmo tempo em que cuidam do corpo e da saúde.

Invista em músicas e cores adequadas, pois se você conseguir acertar nesses quesitos, seus alunos vão se sentir mais satisfeitos e bastante motivados a treinar. A academia deve ser um lugar animado no qual as pessoas tenham “pique” para se exercitar da melhor forma possível.

3. Promova atividades coletivas

Sabemos que a academia é um ambiente no qual podemos cuidar do corpo e da mente. No entanto, ela também pode ser um espaço onde as pessoas tenham a liberdade de socializar.

Uma maneira de promover interação mais intensa entre seus alunos é apostar nas atividades ao ar livre e coletivamente. Você pode formar duplas, trios ou grupos maiores de pessoas para competirem num circuito, por exemplo.

Realizar aulas de nutrição também é uma boa alternativa. Além disso, separe um dia da semana para conversar com seus alunos sobre essas ideias e coletar sugestões.

4. Disponibilize conteúdos relevantes

Para potencializar a retenção de clientes, você também pode fazer uma página nas redes sociais, um blog ou um site da academia. Nesses espaços, é interessante que sejam oferecidas dicas de alimentação, alternativas de treinamento e, ainda, oportunidades para que os alunos tenham contato com seus treinadores. Aproveite para investir no marketing digital e incentive-os a compartilhar sua página com o maior número de pessoas.

Então, essas foram algumas dicas para a retenção de clientes na academia. Para ficar por dentro de outras informações e de todas as nossas novidades, acompanhe-nos no Facebook, no Instragam e também no LinkedIn!