Sabia que o volume de música influencia no ambiente da empresa? Por exemplo, os hits do momento são utilizados nas lojas com o objetivo de estimular o consumo por parte do cliente e, consequentemente, aumentar as vendas. Por outro lado, quando o som está muito alto o seu estabelecimento pode espantar consumidores e muitos funcionários podem ter problemas auditivos, o que contribui para o afastamento do trabalho.

Realmente, ninguém gosta de perder colaboradores, pois além da alta rotatividade, há o risco do empreendimento perder os melhores talentos. A redução das vendas também é prejudicial, já que acarreta na diminuição das receitas e do lucro na companhia.

Viu como esse tema é importante? Pensando nisso, neste post, forneceremos dicas que ajudarão você a definir o volume ideal da música ambiente na sua empresa. Acompanhe a seguir!

Não atrapalhe a conversação entre colaboradores e clientes

Primeiramente, o som não deve ser muito alto a ponto de dificultar a comunicação entre os clientes e os funcionários da sua empresa. Quando a conversação é atrapalhada, o atendimento ao consumidor pode ficar comprometido.

Em algumas situações, devido à elevada quantidade de ruídos, o cliente pode fazer um pedido e o colaborador não compreender perfeitamente, assim, ele entrega um item não pedido pela pessoa. Um exemplo seria um indivíduo pedir feijão, mas ser entregue uma porção de macarrão, pois o funcionário não entendeu a solicitação devido ao elevado som ambiente.

Proporcione uma boa experiência ao cliente

O segundo ponto a se atentar é em relação à experiência do consumidor. Não há um volume ideal para todas as situações, mas não é bom ter um ambiente muito barulhento, já que isso pode desagradar o cliente e fazer com que ele saia da loja. Por outro lado, um som muito baixo não criará uma atmosfera propícia de compra, pois poderá ser ofuscado por outros ruídos externos e não ser percebido.

Portanto, na definição do volume de música, leve muito em consideração o perfil do público-alvo que frequenta sua empresa. As pessoas mais jovens, por exemplo, podem ter tolerância a sons mais altos. Por outro lado, adultos e idosos tendem a se sentir mais à vontade com melodias suaves.

Mantenha tom audível e agradável

Com isso, os colaboradores estarão menos expostos a ruídos, o que costuma causar vários danos à saúde (como perda ou diminuição da audição) aos profissionais. Dependendo do caso, eles podem ser afastados da função que exercem, o que leva ao aumento da rotatividade e o seu negócio pode perder seus talentos.

Os consumidores terão uma experiência positiva sobre a sua empresa caso o som ambiente esteja em um tom agradável. Logo, ele não deve ser muito alto a ponto de espantar o cliente e nem muito baixo, pois a música pode não ser ouvida pela pessoa nesse caso.

Procure um estilo de música adequado

Esse é outro ponto fundamental em relação ao ritmo da música. Na determinação do estilo ideal é preciso entender o comportamento dos consumidores que entram na loja. Sons com ritmos acelerados, como rock ou hip hop, são uma ótima ideia para estimularem os clientes que costumam comprar por impulso, o que contribuirá no aumento das vendas.

O contrário também é verdadeiro. Músicas lentas e tranquilas, como no estilo clássico, são uma ótima ideia para negócios mais consultivos, pois ela pode servir de incentivo para que as pessoas passem mais tempo observando os produtos antes de tomar a decisão de compra.

Pode parecer um mero detalhe, mas o som ambiente é um fator importante para contribuir no sucesso da sua empresa. Ele ajudará a melhorar o clima do local, estimulará os clientes a comprarem mais e proporcionar um ambiente com menos ruídos.

Se você está interessado em melhorar o volume de música na sua companhia, entre em contato com a RadioSparx! Estamos dispostos a ajudá-lo.