As estratégias de marketing são válidas para qualquer negócio, pois proporcionam uma maior divulgação da empresa e, assim, ela consegue atingir um maior número de pessoas. Apesar desses pontos positivos, é importante destacar que nem sempre vale a pena optar pela modalidade offline.

Agora, você deve estar se perguntando: por que o investimento em estratégias fora do mundo virtual pode ser improdutivo e não apresentar o retorno esperado? Neste post, explicaremos detalhadamente os principais pontos negativos de investir no marketing offline. Acompanhe a seguir!

Custos elevados

Com o passar do tempo, o preço do marketing offline tem sido cada vez maior. Não é segredo para ninguém que os anúncios na televisão e nas mídias impressas são caros. Além disso, nesses locais, é difícil verificar de forma clara se o investimento está apresentando retorno ou não.

Na modalidade digital, por sua vez, há uma exigência de investimento mínimo, porém, ele é mais em conta em relação à modalidade offline. Não é por acaso que as estratégias no meio online têm sido frequentes nas empresas.

Imprecisão na segmentação do público

Outro ponto negativo faz referência à segmentação do público. Isso acontece porque os anúncios são veiculados para todas as pessoas que acompanham um determinado veículo de comunicação. Por causa dessa característica, pessoas com diferentes peculiaridades terão contato com o mesmo conteúdo, só que isso não significa que a empresa apresentará um maior número de vendas.

Nas estratégias direcionadas ao mundo online, por sua vez, é possível segmentar detalhadamente o público. Você pode definir, por exemplo, a faixa etária, a demografia (região de veiculação do conteúdo) e o gênero (masculino ou feminino) dos indivíduos que acompanharão o anúncio. Com isso, os investimentos são menores e o resultado tende a ser mais eficiente.

Dificuldades na mensuração das campanhas

Outro aspecto negativo em relação ao marketing fora do meio digital faz referência às dificuldades de mensuração do retorno das campanhas. Isso acontece porque, nesse veículo, não há uma maneira exata de verificar o número de pessoas que foram impactadas pelo anúncio e, consequentemente, compraram do seu negócio.

Com as estratégias elaboradas no meio digital, fica mais fácil verificar o alcance dos anúncios, o engajamento dos clientes, o impacto dos conteúdos e o número de pessoas que compraram o produto ou serviço vendidos pela sua companhia. Com esses dados, é possível saber detalhadamente se o anúncio teve o retorno esperado ou não.

Maior tempo para colocar em prática as ações e campanhas

Realmente, as empresas têm mais trabalho na elaboração de anúncios que serão veiculados no meio offline. Isso porque há uma série de tarefas que precisam ser executadas. A primeira delas é definir os veículos em que esses conteúdos serão divulgados. Na sequência, é preciso confeccionar o anúncio e definir o tamanho dele (quantos segundos, no caso de rádio e televisão, ou a área da propaganda a ser ocupada na página dos impressos).

Além de todas as questões comentadas acima, vale ressaltar que o marketing offline pode ser visto como intrusivo por algumas pessoas e ele não possibilita uma maior interatividade com o consumidor. Considerando esses fatores, não vale a pena investir nas estratégias direcionadas  a esse meio.

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