Um dia de trabalho pode ser muito cansativo. Mas já pensou em utilizar a música como fator para estimular os colaboradores? Uma pesquisa da consultoria especializada WebpageFX mostrou que 90% das pessoas entrevistadas são mais eficientes quando estão escutando música. Isso comprova que ouvir música no trabalho melhora a produtividade.

A pesquisa ainda revelou que 61% dos entrevistados se sentem mais contentes e produtivos ao ouvir canções no escritório. Além disso, 88% dessas pessoas afirmaram que conseguem produzir de forma mais minuciosa ao ouvir música.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este conteúdo e conheça algumas razões para investir em música ambiente no trabalho. No final, descubra um case de sucesso de rádio ambiente. Confira!

Saiba por que ouvir música no trabalho melhora a produtividade

Melhora a habilidade de reconhecer imagens, letras e números

A revista norte-americana Neuroscience of Behavior and Physiology publicou uma pesquisa segundo a qual ouvir música no trabalho melhora a produtividade. De acordo com o estudo, colaboradores que escutam rock ou música clássica têm uma capacidade maior de reconhecer imagens, letras e números.

A justificativa para isso é o fato de a música agir como estimulante para aumentar a concentração. A pessoa se sente orientada pelo som e isso permite que ela observe melhor os detalhes da sua rotina de trabalho.

Aumenta a agilidade

Na nossa vida cotidiana, geralmente deixamos por último ou até mesmo não cumprimos certas atividades. Essa procrastinação diante de obrigações mais complexas e demoradas também ocorre no ambiente do trabalho.

No entanto, muitas dessas atividades são essenciais para uma empresa, logo, não podem ser postergadas. A música ambiente pode ser uma ótima aliada nesse contexto.

Isso porque quando ouvimos uma música agradável tendemos a lidar com as nossas obrigações de maneira mais aceitável e prazerosa, o que aumenta a agilidade para cumprir tarefas. Essa é mais uma razão para a melhora da produtividade ao ouvir música no trabalho.

Diminui a tensão

Há dias em que o trabalho pode gerar muita tensão. O aumento inesperado da clientela, encurtamento de prazos, pagamentos a fazer são alguns dos elementos que podem trazer ansiedade, nervosismo e tensão, comprometendo a produtividade no trabalho.

Para fugir disso, nada melhor do que uma música ambiente. Isso porque o cérebro libera dopamina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, quando você ouve músicas agradáveis. Desse modo, a música reduz os níveis de tensão, o que melhora a rotina de trabalho.

Conheça um case de sucesso

Para ter um exemplo real de que ouvir música no trabalho melhora a produtividade, é importante conhecer uma estratégia aplicada no banco Santander. Essa empresa implantou tecnologias inteligentes que proporcionaram melhor utilização do espaço de trabalho nos seus estabelecimentos.

Uma dessas iniciativas foi a utilização de uma rádio interna, a Facilities Santander. Ela teve como resultado o crescimento da satisfação dos empregados, a diminuição do tempo de resposta e o aumento da motivação.

Neste conteúdo, mostramos algumas razões pelas quais ouvir música no trabalho melhora a produtividade. No contexto de uma empresa, também é importante conhecer a relação do estilo musical com a personalidade da pessoa. Características como otimismo, comportamento obsessivo e interesse por novidades podem ser identificadas a partir do gosto por determinado estilo musical.

E então, você está convencido de que ouvir música no trabalho pode ser benéfico para os colaboradores da sua empresa? Conte para a gente deixando seu comentário neste post!