Posso usar o Spotify, YouTube ou CDs na minha empresa?

Ao decidir qual solução de música é ideal para o seu negócio, o Spotify, iPods ou CDs podem parecer as opções mais convenientes. Afinal, eles são familiares, simples e acessíveis – certo? Infelizmente, eles também podem ser problemáticos.

Aqui estão 6 coisas que vale a pena considerar antes de usar o Spotify (e outras soluções) no seu negócio.

  1. Você arrisca tocar uma playlist e soar genérico?

Você não usaria o mesmo logotipo, design ou sinalização de outra empresa. Então, por que reproduzir as mesmas playlists?

A música da sua empresa deve refletir a marca e personalidade única e ajudá-lo a se destacar em um mercado competitivo.

Como proprietário ou colaborador, seja Superintendente, Marketing ou TI de uma empresa, você sabe a importância de fazer tudo certo – da decoração ao logotipo e tudo mais. A música é apenas mais uma peça chave desse quebra-cabeça de marca.

Além disso, você sabia que 96% dos clientes têm mais chances de lembrar (e comprar) de uma empresa que reproduz músicas que se ajustam à sua identidade de marca?

A música da sua empresa deve refletir a marca e personalidade única e ajudá-lo a se destacar em um mercado competitivo.

  1. É necessário muito tempo para acertar

Se você está criando suas próprias listas de reprodução ou CDs, sabe melhor do que ninguém o esforço envolvido. Estima-se que você pode levar mais de 20 horas por mês para pesquisar, compilar e programar playlists para sua empresa.

Além disso, é importante repetir esse processo para manter sua música atualizada. Há várias maneiras de economizar tempo gerenciando sua música comercial. O que é importante lembrar é que, embora o Spotify e outras soluções de aplicativos possam parecer opções acessíveis, eles podem acabar custando algo muito mais valioso – seu tempo.

 

EMBORA O SPOTIFY E OUTRAS SOLUÇÕES DE APLICATIVOS POSSAM PARECER OPÇÕES ACESSÍVEIS, ELES PODEM ACABAR CUSTANDO ALGO MUITO MAIS VALIOSO – SEU TEMPO.

  1. Você não pode programar músicas para atmosferas diferentes

Sua empresa atrairá clientes diferentes e terá atmosferas diferentes ao longo do dia e da semana. Sua música deve mudar para refletir essas mudanças e combinar seus padrões de negociação.

Por exemplo, um gastropub na hora do almoço pode ter um ambiente mais descontraído e familiar, o que não seria o caso em uma noite de sábado.

Não é prático impedir que sua equipe interrompa o serviço para alterar manualmente as listas de reprodução ou os CDs.

É aqui que o agendamento de músicas é seu amigo. Permite pré-definir quando você quer que certas playlists sejam reproduzidas, ajudando a criar o clima certo na hora certa. Infelizmente Spotify e outras soluções não têm essa funcionalidade.

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  1. Se sua equipe e colaboradores interferirem na música pode prejudicar a consistência da sua marca

A música é uma ótima ferramenta para aumentar a moral e a produtividade da equipe, mas você não quer que os funcionários fiquem muito à vontade a ponto de selecionar as músicas ou conectem seu próprio smartphone.

Isso pode prejudicar a consistência da marca, para não mencionar, criar uma atmosfera confusa para os clientes.

E se a sua empresa tem vários locais, a consistência e unidade da marca é ainda mais importante. Os clientes fiéis esperam uma experiência semelhante, independentemente da localização que visitem.

Na verdade, 72% dos seus clientes estão mais propensos a visitar novamente se gostarem da música.

Esta é a razão pela qual a Tea Shop afastou do uso de CDs em suas lojas e padronizou toda identidade sonora.

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Vale a pena buscar uma solução de música que forneça diferentes níveis de permissões para gerentes e funcionários. Isso significa que você mantém controle sobre a música da sua marca.

OS CLIENTES FIÉIS ESPERAM UMA EXPERIÊNCIA DE MARCA SEMELHANTE, INDEPENDENTEMENTE DA LOCALIZAÇÃO DA EMPRESA QUE VISITEM.

  1. Spotify e soluções semelhantes não são escaláveis

Com o Spotify Premium, você pode ter apenas um dispositivo reproduzindo músicas de uma conta em qualquer momento específico. No entanto, você pode usar no máximo três dispositivos se você armazenar trilhas para reprodução off-line.

Isso significa que, se sua empresa reproduzir músicas em mais de três locais, você precisará pagar por várias contas. Com os CDs, você também terá que comprar a mesma biblioteca para vários locais.

Essas soluções de música são caras e impraticáveis ​​se a expansão e padronização dos negócios estiver no seu horizonte.

  1. Nós mencionamos que também é ilegal…?

Sentimos em dizer, mas mesmo que você esteja pagando por uma conta do Spotify ou por seus CDs, ainda precisa de uma licença específica para reproduzir legalmente a música em um local público (execução pública).

É chamada de Licença de Execução Público e existe para garantir que os músicos sejam devidamente creditados e recompensados ​​por seu trabalho.

No Brasil, essa licença é recolhida e obtida através do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais.

Evite possíveis problemas legais e multas no caminho e garanta que você está reproduzindo músicas excelentes de maneira justa e legal em seu território.

CERTIFIQUE-SE DE QUE VOCÊ ESTÁ REPRODUZINDO MÚSICAS EXCELENTES DE MANEIRA JUSTA E LEGAL NA SUA EMPRESA.

E agora?

Há muitas ótimas maneiras de tocar música – mas algumas são mais adequadas aos ambientes de negócios do que outras. Ao avaliar qual solução de música é a ideal para o seu negócio, pondere cuidadosamente o nível de curadoria, controle e flexibilidade que ajudarão sua empresa a obter o melhor resultado e desempenho.

Uma solução musical a considerar é a RadioSparx. Conosco, você pode ter certeza de que está sempre tocando músicas excelentes que correspondem à sua marca, estará programado para atender às suas mudanças de ambiente e estará sempre atualizado.

Imagem Fonte: analiticsindiamag.com