Como a RadioSparx ajudou  o Santander a reforçar o engajamento junto aos seus mais 50.000 colaboradores

Poucos sabem, mas a Rádio Indoor, além de ser uma das ferramentas de Marketing Sensorial que mais contribuem na persuasão dos clientes e no aumento direto das vendas, também é uma poderosa estratégia de endomarketing.

E, neste estudo de caso, vamos entender como o Santander conseguiu reforçar o engajamento do seu time, com mais de 5000 colaboradores, utilizando da rádio indoor.

Sobre o Cliente – Quem é o Santander?

O banco Santander, fundado em 1857, está presente em dez mercados principais, na Europa e nas Américas. Em atividade no Brasil desde 1982, o Santander Brasil é o terceiro maior banco privado do País. Possui forte capilaridade em todas as regiões do País, por meio de sua ampla estrutura que é composta por:

  • agências, 
  • PABs (Postos de Atendimento Bancário) 
  • máquinas de autoatendimento
  • escritórios regionais
  • centros de tecnologia
  • unidades culturais.

A operação do Santander Brasil se divide em duas grandes estruturas: o banco comercial, que reúne todas as atividades do varejo (atendimento aos clientes pessoa física e pessoas jurídicas de pequeno e médio porte – PME) e o atacado, que abrange grandes empresas e operações no mercado de capitais.

O  propósito global do Santander é “Contribuir para que as pessoas e os negócios prosperem”, de forma simples, pessoal e justa. E ajudar a difundir essa cultura na rotina de trabalho dos colaboradores é o que resume a principal missão deste projeto de Rádio Indoor.  

Sobre o Desafio – de que o Santander precisava quando procurou a RadioSparx?

O principal desafio do Santander era aumentar efetividade de comunicação, o alcance, o engajamento, o reconhecimento e produtividade de seus mais de 50.000 colaboradores, espalhados das sedes situadas em:

  • Sede administrativa do Santander Tower – São Paulo – SP
  • Prédio Radar – São Paulo – SP
  • Farol Santander – sedes em São Paulo – SP e Porto Alegre – RS
  • Callcenter Toque e Fale – Novo Hamburgo – RS

Os principais objetivos específicos iniciais eram:

  • Melhorar questões de higiene no espaço de trabalho
  • Fomentar a educação corporativa e a consciência organizacional
  • Reforçar os valores da marca
  • Fixar a identidade institucional
  • Ampliar a adesão interna às normas, diretrizes e ao código de conduta interno
  • Informar os colaboradores de todas as ações e campanhas – tanto internas quanto comerciais
case de scuesso radio indoor

Sobre a Solução – Rádio Indoor da RadioSparx

A Rádio Indoor da Radiosparx é uma  ferramenta de rádio ambiente com resultados multipotenciais. Além de otimizar a experiência dos clientes e contribuir diretamente para o aumento das suas vendas, também é perfeita aliada às estratégias de Endomarketing de empresas que têm em seu DNA o foco na experiência dos seus colaboradores.

A plataforma funciona como uma rádio interna, com playlists musicais personalizadas que podem ser reproduzidas de maneira síncrona, em todas as lojas da rede de um determinado negócio, bem como pode ter programações individuais para cada uma região, cidade, prédio ou até mesmo setor da empresa.

E, o melhor de tudo, sem dúvidas, é a possibilidade de criar programetes personalizados, os quais são verdadeiros aliados para reforçar a comunicação e o engajamento das empresas com seus colaboradores em tempo real e de maneira suave, com foco total na experiência positiva e na satisfação.

É possível aumentar o engajamento do time interno com uma Rádio Indoor?

Sem sombra de dúvidas – a resposta é sim!

Primeiro, porque uma vez que a Rádio Indoor gera uma experiência positiva, trazendo playlists com músicas agradáveis e favoráveis à rotina de trabalho.

Em segundo lugar, a produção de programetes personalizados garante uma comunicação informativa, educativa e persuasiva muito mais próxima ao time e com altíssima adesão, uma vez que trata-se de uma mídia passiva (de interrupção) , na qual o colaborador consome o conteúdo muitas vezes sem perceber, mesmo sem ir buscar por ele ativamente (como o caso de blogs, redes sociais, grupos de mensagens, entre outros).

Solução desenvolvida pela RadioSparx para o Santander

Para solucionar a necessidade do Santander,, a RadioSparx desenvolveu programa de rádios corporativa, trazendo conteúdo educativo, informativo e engajador de maneira organizada e suave para o dia a dia dos colaboradores.  

Neste projeto de Rádio Indoor, estavam inclusos produções, inserções e agendamentos de programetes,  spots, vinhetas e anúncios de comunicação interna focados em:

  • disseminar normas, organização, educação e higiene
  • campanhas de comunicação interna, institucional e de relacionamento interno (por exemplo, campanha interna de garoto propaganda de ação interna)
  • promoção e incentivo à adesão em pesquisa interna
  • curadoria e revisão constante dos gêneros e estilos das playlists musicais internas
  • campanhas sazonais e  de datas comemorativas (mês da mulher, outubro rosa, dia dos pais, natal…) 
case de scuesso radio indoor

 

Resultados alcançados pelo Santander com a RadioSparx Rádio Indoor

Por meio do projeto de Rádio Indoor, o Santander  conseguiu alcançar diversos importantes para a gestão do seu time.

Um dos principais feitos foi a perceptível melhora na organização e higiene da empresa de maneira generalizada. Embora pareça ser uma tarefa fácil, atrair adesão ao comportamento desejado pela empresa depende de muitas variáveis, como a cultura e o estilo de vida individual de cada colaborador.

Sem a rádio interna, não ficava claro o comportamento que a empresa desejava, bem como algumas normas acabavam caindo no esquecimento. Com os reforços positivos da rádio indoor, os colaboradores recebiam a informação em tom de voz educativo/informativo, em vez do imperativo, que muitas vezes gera antipatia e comportamento contrário ao desejado. 

Outro resultado extremamente positivo foi o buzz interno em relação às campanhas do dia das mulheres e à campanha endomarketing do Rick Próspera. Com os programetes cuidadosamente produzidos, em linguagem fácil de assimilar e amistosa, que veicularam com ampla repetição na programação, os colaboradores não só tomaram conhecimento, como se sentiram muito mais motivados a participar que quando eram impactados apenas com canais de comunicação interna mais convencionais (mural, jornal interno, e-mails…) que possuem adesão e repetição muito mais baixos.

 O projeto iniciou com a intenção de implementar Rádio Corporativa para fins de Employee Experience & Facilities, Porém, com o sucesso do veículo para este fim, internamente chamou atenção do próprio CEO e do setor de Marketing do Santander. Confira, abaixo o depoimento de Eduardo Delphino – Diretor de Serviços de Infraestrutura Segurança, Premises e Facilities  do Santander: 

“O pessoal da RadioSparx realmente se compromete com o resultado do cliente. São parceiros, sempre fazendo análises, dando dicas e às vezes até overdelivering de soluções casadas com as demais ferramentas de rádio interna. Recomendo sempre e hoje é um pré-requisito para quem quer implementar e fortalecer a comunicação interna aos colaboradores.”

Deguste gratuitamente a Rádio Indoor da RadioSparx  

Gostou do que viu por aqui e quer garantir esses resultados também para o seu time interno? Então dê o próximo passo e conheça melhor as soluções da RadioSparx!

Temos diversas modalidades de planos de contratação contemplando, inclusive, opções com isenção total de taxas de direitos autorais, o que garante a possibilidade da sua empresa contar com todas essas vantagens:

  • otimizar a experiência dos seus colaboradores;
  • aumentar engajamento do time a campanhas e ações de comunicação interna;
  • ampliar resultados com endomarketing (colaboradores consumindo os próprios produtos e serviços da empresa)
  • informar e educar o time interno com leveza;
  • garantir até  90% de economia em relação aos custos com direitos autorais.

Gostou do que viu por aqui? Dê agora mesmo seu próximo passo!
Converse com um de nossos especialistas e saiba mais sobre como implementar a Rádio Indoor para reforçar a comunicação interna da sua empresa.