Ações de endomarketing são necessárias para manter o engajamento do seu público interno e fortalecer a imagem da sua marca junto a essas pessoas.

Engana-se quem pensa que o marketing deve olhar apenas para fora, já que o lado de dentro também requer atenção de campanhas altamente direcionadas. Ignorar esse aspecto da manutenção da sua marca significa abrir mão de uma série de benefícios.

Para ter sucesso nesse tipo de estratégia é preciso aplicar conceitos semelhantes ao marketing tradicional: conhecer bem o perfil do seu público e ativar as ações mais eficazes para conquistar a atenção e o engajamento dele.

Quer um pouco de inspiração? Então conheça, a seguir, as 4 melhores ações de endomarketing para sua gestão!

1. Entenda as expectativas do seu público

Uma boa ação de endomarketing precisa atingir as necessidades e motivações da sua equipe. É necessário entender essas pessoas. Sem isso, você arrisca criar uma estratégia totalmente desalinhada com a realidade do seu público.

Portanto, vale a pena dedicar parte do seu tempo de planejamento para realizar enquetes e conversas com as equipes para entender do que elas sentem falta em ações internas.

2. Mantenha espaços de convivência

O espaço físico da sua empresa deve contribuir para a integração das pessoas que trabalham nela. Se isso não está acontecendo, aí se encontra uma oportunidade para ativar uma ação de endomarketing focada em resolver o problema.

Um escritório não deve contar apenas com diversas fileiras de mesas e cadeiras. Planeje espaços de convivência que sejam conceitualmente distantes do clima de trabalho, como uma área de lazer ou descanso. Depois, incentive os seus profissionais a passarem tempo lá quando quiserem fazer uma pausa ou conversar.

3. Crie um veículo de comunicação

Contar com um veículo de comunicação interna é uma ação de endomarketing bastante eficaz, já que não só proporciona benefícios por si só, como também ajuda a fortalecer todas as demais estratégias que você conduzir nesse sentido.

Existem diversas formas de fazer isso, já que você pode simplesmente disparar um e-mail com conteúdo informativo ou até gravar vídeos ou podcasts. O ponto mais importante é reunir pautas que sejam do interesse das suas equipes e que inspirem o engajamento delas.

4. Organize eventos especiais

Uma excelente forma de integrar a sua equipe e aprimorar a imagem que ela tem da empresa é organizar eventos especiais como parte da sua programação anual. Não se trata de palestras ou de workshops voltados ao trabalho, mas festas, competições ou até mesmo shows.

Ao proporcionar essa via de entretenimento ao seu time, você contribuirá para uma integração interpessoal que, certamente, será transferida para o ambiente corporativo.

Ao planejar ações de endomarketing eficazes para o seu público interno, você tende a aproveitar uma série de benefícios. A sua equipe estará mais motivada e integrada, além de enxergar a imagem da sua empresa de maneira muito mais positiva. Inclua esse tipo de estratégia na sua rotina e nunca deixe de planejar ações de qualidade.

O que acha de entender mais a respeito de um desses pontos? Veja aqui no blog como melhorar a integração em sua empresa.