Já imaginou como pode ser desestimulante entrar em uma academia e encontrar silêncio, exceto pelo barulho dos equipamentos e das pessoas se exercitando? Ou então, sabe aquela sensação boa de quando a gente vai comprar uma roupa e se depara com a nossa música preferida tocando na playlist especializada da loja?

Essa canção que agrada aos ouvidos do cliente não está ali por acaso e é justamente dessa noção que se trata o marketing sensorial, uma técnica que busca estimular os sentidos para conquistar e fidelizar clientes.

Ainda assim, por mais que muitos empreendedores compartilhem a percepção de que a música influencia o comportamento do consumidor, nem sempre utilizam esse recurso da melhor forma.

Por isso, neste post, vamos te mostrar como evitar erros na escolha da música ambiente e as vantagens de montar uma playlist em sintonia com a identidade da sua marca.

Erros que devem ser evitados na escolha da música ambiente

Como dito anteriormente, a música pode influenciar o consumidor tanto positiva quanto negativamente. A repetição da mesma programação pode cansar o cliente e até fazer com que ele se retire mais rápido do estabelecimento.

Assim como um estilo musical mal escolhido pode desagradar o consumidor, o volume do som também pode incomodar. Por isso, a música ambiente não deve atrapalhar a comunicação nem forçar o cliente a aumentar o tom da voz.

Já com a opção por uma rádio FM, não há controle sobre as músicas que serão tocadas. Consequentemente, não há garantia que de o som estará de acordo com a identidade da marca. E pior, você corre o risco de reproduzir acidentalmente o anúncio de uma empresa concorrente.

Outro erro muito comum é quando os estabelecimentos comerciais se esquecem de pagar ao Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) a tarifa referente aos direitos autorais das músicas. Essa tarifa pode variar de acordo com a localização, o segmento do negócio e outros fatores.

Vantagens de ter uma playlist especializada

No caso da contratação de um serviço de music branding, uma playlist personalizada vai gerar identidade para a marca. Além disso, também é possível evitar gastos com associações de direitos autorais, já que eles ficarão por conta da prestadora do serviço.

Além de trazer mais identidade para os produtos e serviços do seu negócio, a playlist é um diferencial que melhora a experiência de compra, já que torna o ambiente mais atrativo e também aumenta as vendas, os clientes e o índice de retenção.

Com isso, o empreendedor não precisará mais perder tempo gerenciando o som ambiente e selecionando as músicas que tocam em seu estabelecimento comercial. A escolha de uma boa empresa para providenciar o som ambiente proporcionará uma curadoria especializada para a marca.

Além disso, as vantagens não param por aí! Na hora de contratar o serviço, você pode verificar as possibilidades de customização e o que ele pode incluir, como suporte, armazenamento, locução digital com chamadas personalizadas, comunicação interna e programação de horários, por exemplo.

Como você viu neste artigo, uma playlist especializada é a melhor forma de destacar a sua marca e incrementar as vendas do seu negócio por meio da música.

E então, quer ficar por dentro do que há de mais completo em soluções para som ambiente de qualidade? É só seguir a RadioSparx nas redes sociais! Estamos no FacebookInstagram e LinkedIn!