Queda da produtividade, aumento de faltas ao trabalho, pouco engajamento para atender os clientes ou realizar tarefas da empresa. Essas são algumas das consequências negativas que demonstram que os colaboradores da sua empresa não se sentem pertencentes à organização. Diante disso, como melhorar integração na empresa?

Esse processo pode ser feito de várias maneiras. Por exemplo, é possível investir em intranet, o que melhora a comunicação das equipes. Também vale a pena instalar uma rádio interna. Todas as formas de integração melhoram a produtividade e, com isso, a empresa tem bons resultados.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este conteúdo e conheça algumas dicas essenciais para fazer com que seus colaboradores de fato vistam a camisa da empresa. Confira!

Invista em intranet

A intranet é uma rede local de computadores na qual tudo que circula não passa dos muros da empresa. Nela podem ser utilizados os mesmos programas e protocolos de comunicação já empregados na internet.

Também há a vantagem de integração de informações entre setores da empresa. Por exemplo, geralmente é preciso se deslocar entre as áreas para conseguir os dados necessários. Isso pode exigir tempo e até mesmo esforço por parte de outra equipe. Para evitar isso, é melhor que a intranet reúna as informações disponíveis, fazendo com que cada funcionário busque o que precisa. Assim, a comunicação fica mais fluida e de fácil entendimento, o que melhora a integração na empresa.

Realize uma comunicação transparente

Informações desencontradas, fofocas, e-mails não respondidos. Essas são algumas formas de ruídos de comunicação que prejudicam a integração na empresa.

É preciso haver uma comunicação transparente capaz de evitar mal-entendidos e, por consequência, impedir o impacto na produtividade. Sendo assim, seja sempre objetivo ao tratar dos assuntos da empresa e permita a solução de dúvidas.

Crie uma rádio corporativa

A rádio corporativa é uma das formas de comunicação interna que mais dão certo. Com várias alternativas de produção de conteúdo, a rádio corporativa contribui para otimizar a comunicação com os funcionários.

Por exemplo, na programação da rádio interna podem ser divulgadas informações a respeito dos produtos da empresa, promoções, conteúdos informativos, jornalísticos e outros serviços. Dessa maneira, é possível haver uma maior integração dos funcionários à empresa.

Aumente a participação na tomada de decisão

Um colaborador não pode se sentir isolado das decisões da empresa. Ele deve participar delas. Quando os funcionários são incluídos na tomada de decisão, eles se sentem mais motivados e integrados à empresa.

Para colher esses frutos, comece a aceitar melhor, e mais vezes, as opiniões dos seus colaboradores. Sempre há algo para aprender e modificar. Disponibilize formulários ou centrais de ouvidoria para realizar o registo de dúvidas e sugestões, dando atenção ao employee experience.

Essas foram algumas maneiras de como melhorar integração na empresa. É importante destacar que uma rádio interna não só aprimora a sensação de pertencimento à empresa, mas também permite o aumento da produtividade. Isso porque ela pode trazer bem-estar, reduzir o quadro de ansiedade e manter os funcionários mais atentos a erros durante a execução das tarefas.

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