Com o aumento da concorrência, ficou ainda mais difícil conquistar clientes. Parece que não basta apenas baixar os preços, distribuir brindes e fazer promoções em datas comemorativas. É preciso investir no jogo dos sentidos, por meio da experiência sensorial. 

Trata-se de um tipo de abordagem que estimula tato, olfato, visão, paladar e audição dos clientes. É uma maneira de sensibilizar o comportamento do consumidor, tentando fazer com que ele sinta emoções positivas e tenha sensações inesquecíveis. A ideia é fortalecer o aspecto emocional na identidade da marca.

Quer conhecer mais desse assunto? Acompanhe este texto e saiba o que a experiência sensorial pode despertar no cliente. Confira!

Aproximação com a identidade da marca

Desde que o marketing foi inventado no mundo, milhares de empresas trabalham diariamente para conquistarem um espaço na mente e no coração de seus clientes. Isso porque quando a marca faz parte da memória afetiva do cliente, ele sai da condição de simples consumidor e passa a ser engajador pela marca. 

Uma estratégia para garantir essa aproximação com a identidade da marca é a partir da experiência sensorial. Quanto mais sentidos a empresa conseguir despertar no cliente, mais eficiente será a estratégia de marketing.

Desenvolvimento de vínculos emocionais

Muitos empresários ainda insistem na ideia de que o preço do produto é um dos mais fortes motivos para a decisão de compra do consumidor. Mas, na verdade, não é bem assim. O consumidor também leva em conta a questão emocional que o produto ou serviço pode impactar nele. 

Por exemplo, dificilmente a campanha de um produto ou serviço que não toca os sentimentos do cliente fará ele adquirir a mercadoria e, muito menos, gostar da marca. É nesse contexto que investir em experiência sensorial consegue envolver os clientes para que se sintam determinados a comprar. Quando a experiência sensorial é capaz de criar emoções inesquecíveis, melhor será o resultado para a campanha feita pela empresa.

Fidelização 

Diversas vezes é mais fácil atrair novos clientes do que reter aqueles que já compraram um produto na sua loja. Isso porque a fidelização passa por outros processos mais complexos na decisão de compra. Um deles é o envolvimento com a marca.

Esse aspecto requer que o cliente se sinta acolhido por ela. Isso quer dizer que a empresa deve oferecer a sensação que mais tem efeito para aquele cliente. Por exemplo, para negócios que trabalham com perfumes, sensações olfativas surpreendentes devem ser devidamente trabalhadas. Enfim, há uma possibilidade enorme de trabalhar com a experiência sensorial.

Essas foram algumas informações sobre a experiência sensorial. Cogitando trabalhar com os cinco sentidos, você já pensou em estimular a audição do seu cliente? Essa é a ideia da música ambiente desenvolvida pela RádioSparx. Trata-se de um serviço que utiliza a música adequada para garantir a melhor experiência ao cliente durante a presença na loja. Com isso, ele se sente à vontade para comprar mais.

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