Se você já visitou uma loja de varejo, provavelmente já ouviu música tocando ao fundo. Essa música vem de uma estratégia de Music Branding chamada Rádio Indoor, que utiliza músicas e spots  de áudio para otimizar a experiência dos clientes que visitam um estabelecimento comercial. No artigo de hoje, apresentaremos o estudo de caso de um dos clientes da RadioSparx: a OJO by Mr Ray – rede de óticas com dezenas de lojas físicas espalhadas pelos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que tem como um dos principais foco de marketing promover uma experiência incrível aos seus clientes.

Quer entender como a Music Branding ajudou OJO by Mr Ray e também pode ajudar a sua marca a otimizar a experiência de compra e aumentar vendas? Então vem com a RadioSparx que este artigo é para você!

O que é Radio Indoor?

Rádio Indoor é uma estratégia de Marketing Auditivo em que as empresas utilizam músicas selecionadas e spots de áudio informativos e promocionais para gerar conforto e conexão com seus clientes. 

Além de tornar o ambiente interno mais agradável, a Rádio Indoor ainda tem o potencial de atrair o público adequado para dentro de uma loja, ao reproduzir os hits que geram conexão impactam diretamente o público-alvo daquele negócio.

Para completar, a estratégia também ajuda a aumentar as vendas, comunicando ofertas especiais, promoções relâmpago, entre outros, para um público altamente qualificado. Ou seja: o cliente em potencial que já está dentro da sua loja, escolhendo o que comprar.

Como o Music Branding  Fortalece a Marca e otimiza a Experiência de Clientes para Redes de Lojas

Uma estratégia de Music Branding é fundamental para redes de lojas que desejam gerar uma experiência encantadora aos seus clientes e fortalecer sua marca.

Quando todas as lojas de uma rede utilizam a estratégia musical, o cliente é capaz de reconhecer a marca independentemente de qual loja ele visite. Isso pode ajudar a criar uma identidade forte e consistente para a marca.

Devemos considerar também que a música tem o poder de influenciar a percepção que as pessoas têm da marca. Quando utilizada de forma estratégica, pode ajudar a fortalecer a identidade da marca, tornando-a mais reconhecível e memorável. 

Além disso, a música certa pode influenciar o comportamento do consumidor, levando-o a permanecer mais tempo na loja e, consequentemente, aumentando a probabilidade de compra.

A estruturação de uma estratégia de Music Branding para reforço de uma marca envolve basicamente três pilares: 

  1. Selecionar ritmos alinhados ao gosto musical dos clientes em potencial
  2. Selecionar músicas cuja sonoridade e a letra representem e reforcem os atributos da sua marca
  3. Profissionalizar a reprodução dessas músicas no interior das lojas, de modo que não haja falhas, propagandas indesejadas ou interrupções, que geram sensação de amadorismo aos ouvidos do cliente e prejudicam a imagem da sua marca.

Como a RadioSparx Trabalha o Music Branding?

A RadioSparx é uma empresa especializada que comercializa planos de assinatura de RadioIndoor e oferece atendimento consultivo para a construção da estratégia de Music Branding dos seus clientes.

Através de uma análise detalhada da marca, do segmento, do público-alvo, e dos objetivos de marketing que sua empresa deseja alcançar, a RadioSparx ajuda seus clientes a definir estilos musicais, ritmos, padrões para vinhetas e spots, bem como na construção de poderosas playlists que profissionalizam e dinamizam a musicalização de estabelecimentos comerciais.

Plano Hits da RadioSparx – o que é e como funciona

O Plano Hits da RadioSparx é um serviço que oferece acesso a um amplo acervo, com os títulos mais tocados de todos os tempos, nos mais variados gêneros: do rock ao jazz, da música eletrônica ao clássico.

Contratando a assinatura, o cliente passa a ter acesso à plataforma, para construir suas playlists e reproduzir suas músicas da maneira que fizer mais sentido para o seu negócio: com programação independente para cada loja, ou com reprodução padronizada, tocando a mesma música em todas as unidades da empresa.

Além disso, os clientes RadioSparx ainda contam com outras vantagens imperdíveis:

  • Anúncios com Locutores Virtuais e Reprodução em Tempo Real

Recurso de Inteligência Artifical para profissionalizar a comunicação interna de estabelecimentos comerciais. Basta inserir o texto, apertar o Play e pronto: o conteúdo desejado está no ar! Disponíveis vozes feminina e masculina

  • Anúncios com Locução Profissional 

Criação de anúncios profissionais em poucos cliques. Basta escolher um locutor profissional da base de parceiros RadioSparx, enviar o texto e em apenas 1 dia útil o material estará para na programação musical da loja.

  • Recursos Offline 

Drible a instabilidade da internet com nossa plataforma. Salve as playlists da sua loja para reproduzi-las totalmente offline – sem perder seus anúncios personalizados.

  • Consultoria em Music Branding

A RadioSparx dispõe de especialistas que cuidam de toda a programação de comunicação interna e playlist musical. Seus clientes não precisam se preocupar com nada, pois são integralmente assistido na construção de suas estratégias de marketing auditivo, entregando a melhor experiência sensorial sonora nas suas lojas.  

Que experiência a OJO by Mr Ray oferece aos seus clientes?

A OJO by Mr. Ray é a evolução no conceito tradicional de uma ótica. Oferece aos seus clientes os melhores laboratórios e lentes, os últimos lançamentos das marcas mais consagradas do mundo, atendimento personalizado e uma grande variedade de tamanhos, formatos e modelos. 

Com um ambiente descontraído e contemporâneo, tudo nas lojas é 100% focado na qualidade da experiência do cliente.  Os modelos  dos óculos ficam à disposição para o cliente experimentar e há equipamentos que ajudam a tirar todas as dúvidas. Além disso, os clientes também podem sempre contar com um capuccino fresquinho e quentinho que está sempre a seu dispor.  

Para complementar essa atmosfera, o Marketing Auditivo não poderia ficar de fora. Imagine como é estar em um ambiente desses, sem ouvir de fundo uma música alinhada a este conceito? Certamente seria uma experiência incompleta.

Para garantir o efeito de imersão completa no universo OJO by Mr Ray, a rede contratou o plano Hits da RadioSparx e, contando com a consultoria dos especialistas da RadioSparx, construiu uma poderosa estratégia de Music Branding, garantindo a variedade sonora  e a qualidade que um cliente com este alto nível de cuidado com a experiência do cliente precisa. 

Como uma estratégia de Music Branding combinada com a contratação do Plano Hits da RadioSparx ajuda a OJO by Mr Ray a fortalecer sua marca e vender mais?

Ao combinar a poderosa estratégia de Music Branding, construída com os especialistas da RadioSparx, com a contratação do Plano Hits de Rádio Indoor, a OJO by Mr Ray garantiu experiência padronizada e consistente que tanto precisava para complementar o encantamento dos seus clientes no interior das suas lojas

A seleção musical, minuciosamente pensada para gerar conexão e engajamento com os visitantes das lojas, gera nos clientes sentimento de acolhimento e bem-estar. Assim, são inconscientemente influenciados a permanecer mais tempo na loja, apreciando uma agradável experiência sonora.

Somado a isso, há todo o restante da estrutura sensorial que a empresa já oferece aos seus clientes, com climatização adequada, equipamentos que usam inteligência artificial para ajudar os clientes a saber mais sobre os produtos. Como cereja do bolo, o famoso capuccino, que sempre é oferecido, em todas a lojas,  acaricia as papilas gustativas de clientes apaixonados pela bebida, ajudando a transferir este sentimento de satisfação também para a marca.

E, como complemento cheque-mate, a inserção estratégica de spots de áudio, com temáticas institucionais, promocionais e até mesmo informativas, ao longo da programação, ajudam a disseminar e fixar informações importantes na mente dos clientes – mesmo que de maneira subjetiva. Afinal, o conteúdo sonoro é consumido de maneira passiva, e não intencional.  Então, basta entrar na loja que o cliente inevitavelmente será impactado.

Assim, enquanto desfruta de um clima agradável, degusta um capuccino incrivelmente delicioso, e ouve aquela música que desperta as mais positivas emoções, o cliente também recebe informações sobre novos lançamentos, promoções vigentes e até mensagens de reforço dos atributos da marca. Simplesmente não tem como este conteúdo não ficar registrado nas memórias deste cliente – mesmo que a nível inconsciente ou subjetivo.

Por fim, destacamos o poder da padronização da experiência: essa é a grande mágica que garante o sucesso. Em qualquer uma das unidades da OJO by Mr Ray, o cliente encontrará exatamente a mesma experiência, o que gera uma poderosa consistência e credibilidade à marca, que passa a ser percebida com mais profissionalismo e como uma empresa que realmente tem o bem-estar dos seus clientes como prioridade  na prática, e não apenas em suas promessas.

Solicite um Teste Grátis

Se gostou do que viu até aqui, sinal que está na hora de otimizar a experiência sensorial dos seus clientes na sua rede de lojas. Faça como a  OJO by Mr Ray, aposte na RadioSparx para ajudar você a criar uma  estratégia de Music Branding que irá revolucionar a o Marketing Auditivo da sua marca!