Um dia de trabalho pode ser muito cansativo. Mas já pensou em utilizar a música como fator para estimular os colaboradores? Uma pesquisa da consultoria especializada WebpageFX mostrou que 90% das pessoas entrevistadas são mais eficientes quando estão escutando música. Isso comprova que ouvir música no trabalho melhora a produtividade.

A pesquisa ainda revelou que 61% dos entrevistados sentem-se mais contentes e produtivos ao ouvir canções no escritório. Além disso, 88% dessas pessoas afirmaram que conseguem produzir de forma mais minuciosa ao ouvir música.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este conteúdo e conheça algumas razões para investir em música no ambiente de trabalho. No final, descubra um case de sucesso de rádio ambiente. Confira!

Por que ouvir música no ambiente de trabalho melhora a produtividade?

Há uma série de benefícios em deixar uma rádio com músicas agradáveis e estimulantes no ambiente em que os funcionários realizam suas tarefas cotidianas na empresa. Neste tópico, mostraremos os principais.

Melhora a habilidade em reconhecer imagens, letras e números

A revista norte-americana Neuroscience of Behavior and Physiology publicou uma pesquisa, segundo a qual ouvir música no trabalho melhora a produtividade. De acordo com o estudo, colaboradores que escutam rock ou música clássica têm uma capacidade maior de reconhecer imagens, letras e números.

A justificativa para isso é o fato de a música agir como estimulante para aumentar a concentração. A pessoa se sente orientada pelo som, e isso permite que ela observe melhor os detalhes da sua rotina de trabalho.

Aumenta a agilidade

Na nossa vida cotidiana, geralmente deixamos por último ou, até mesmo, não cumprimos certas atividades. Essa procrastinação diante de obrigações mais complexas e demoradas também ocorre no ambiente do trabalho.

No entanto, muitas dessas atividades são essenciais para uma empresa, logo não podem ser postergadas. A música ambiente pode ser uma ótima aliada nesse contexto.

Isso porque, quando ouvimos uma música agradável, tendemos a lidar com nossas obrigações de maneira mais aceitável e prazerosa, o que aumenta a agilidade para cumprir tarefas. Essa é mais uma razão para a melhora da produtividade ao ouvir música no trabalho.

Diminui a tensão

Há dias em que o trabalho pode gerar muita tensão. O aumento inesperado da clientela, o encurtamento de prazos e os pagamentos a fazer são alguns dos elementos que podem trazer ansiedade, nervosismo e tensão, comprometendo a produtividade no trabalho.

Para fugir disso, nada melhor do que uma música ambiente. Isso porque o cérebro libera dopamina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, quando você ouve músicas agradáveis. Desse modo, a música reduz os níveis de tensão, o que melhora a rotina de trabalho.

Melhora a concentração

Quando o colaborador trabalha enquanto toca de fundo uma música que o agrade, o cérebro libera mais dopamina do que o normal. E isso ajuda a manter os níveis de concentração mais elevados, evitando que a equipe perca o foco.

Além disso, é importante dar preferência para músicas instrumentais, pois, ainda que o funcionário esteja tentando concentrar-se em seu trabalho, a letra pode desviar a atenção mesmo que de forma inconsciente.

Incentiva a criatividade

Determinadas atividades em um estabelecimento comercial exigem muito mais do que somente atenção. Há uma variedade de nichos do mercado nos quais os colaboradores têm a criatividade como principal ferramenta para encontrar soluções. Felizmente, uma das vantagens da música no ambiente de trabalho é que ela estimula os empregados a serem mais criativos.

Ouvir uma música agradável e no volume adequado pode ajudar bastante no processo de criação, além de despertar novos insights. Porém, é preciso destacar que o volume é um ponto importante e precisa ser mantido em níveis que não causem efeitos opostos.

Melhora o humor no ambiente corporativo

Nem todos os dias seus colaboradores se sentirão naturalmente motivados. Afinal, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e a rotina da vida moderna mais agitada.

Dito isso, a música no ambiente de trabalho pode ser vantajosa pelo fato de tornar o expediente menos sufocante em momentos como esse. Ouvir um som agradável, além de ajudar a elevar os níveis de concentração, pode desviar o foco do motivo que está aborrecendo o funcionário, tornando seu trabalho mais fácil e produtivo.

Entretanto, é imprescindível que as músicas tocadas no local de trabalho não sejam baseadas no gosto pessoal do gestor ou escolhidas sem qualquer critério, pois trabalhar “sendo obrigado” a ouvir músicas que a pessoa não gosta pode aumentar o estresse e causar efeitos controversos, afetando drasticamente a motivação.

Como colocar música no ambiente de trabalho?

Agora que você já tem uma noção mais abrangente sobre os efeitos positivos da música no ambiente de trabalho, é importante saber como implementar esse conceito em sua empresa. Pois bem, o primeiro passo é pensar na infraestrutura do local, pois o tamanho do estabelecimento é um dos fatores que mais influenciarão no processo.

Com base no espaço físico da sua empresa, você deverá adquirir equipamentos de som que tenham qualidade o suficiente para que a música toque sem distorções ou chiados. Além disso, para ter controle sobre as músicas tocadas durante o expediente, precisará contar com uma solução de music branding, capaz de desenvolver rádios personalizadas sob medida para seu negócio.

Atualmente, existem empresas que trabalham com serviços de music branding, isto é, soluções especializadas em harmonizar ambientes corporativos — tanto para os consumidores quanto para os colaboradores — por meio de música ambiente de qualidade e de fácil acesso.

Ao solicitar a ajuda desse tipo de organização, os profissionais poderão fornecer informações valiosas sobre como implementar música no ambiente de trabalho da melhor maneira possível.

Conheça um case de sucesso

Para ter um exemplo real de que ouvir música no trabalho melhora a produtividade, é importante conhecer uma estratégia aplicada no banco Santander. Essa empresa implantou tecnologias inteligentes que proporcionam melhor utilização do espaço de trabalho nos seus estabelecimentos.

Uma dessas iniciativas foi a utilização de uma rádio interna: a Facilities Santander. Ela teve como resultado o crescimento da satisfação dos empregados, a diminuição do tempo de resposta e o aumento da motivação.

Neste conteúdo, mostramos algumas razões pelas quais ouvir música no trabalho melhora a produtividade. No contexto de uma empresa, também é importante conhecer a relação do estilo musical com a personalidade da pessoa. Características como otimismo, comportamento obsessivo e interesse por novidades podem ser identificadas a partir do gosto por determinado estilo musical.

E então, você está convencido de que ouvir música no trabalho pode ser benéfico para os colaboradores da sua empresa? Conte para a gente, deixando seu comentário neste post!