Os cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar) têm sido cada vez mais explorados no marketing contemporâneo, e os resultados são bastante expressivos. Mas você sabia que também pode aproveitar os benefícios dessa tática sem precisar lançar mão de estratégias mirabolantes? Para começar, invista em música ambiente para restaurante!

Se você procura mais informações sobre o assunto, encontrou o conteúdo certo. Neste post, você vai entender um pouco mais sobre a importância da música ambiente em estabelecimentos de alimentação e saber como esse detalhe pode influenciar positivamente nos resultados do seu negócio.

Preparado? Vamos em frente e boa leitura!

Por que a música ambiente para restaurante é importante?

A música como elemento de marketing não é uma ideia assim tão recente. Já há alguns anos, estudos científicos provaram a eficiência de uma boa trilha sonora na composição de uma estratégia para alavancar as vendas.

Desde então, como não poderia deixar de ser, empresas dos mais diversos portes e segmentos têm se valido dessa possibilidade. É cada vez mais comum que exista música ambiente em estabelecimentos comerciais — de lojas de vestuário a espaços de alimentação.

A importância da música, portanto, é constantemente confirmada no dia a dia dos negócios modernos. Além de proporcionar um espaço mais íntimo e coerente, a trilha sonora desperta sensações agradáveis que partem da satisfação em pertencer e podem culminar na disposição de comprar.

No seu restaurante, a tática tende a ser igualmente eficiente! Experiências reais mostram que, em ambientes de alimentação, a música contribui para aumentar o tempo de permanência no estabelecimento e, assim, incrementar o ticket médio (valor gasto por compra) dos consumidores.

Como aplicar a estratégia no seu estabelecimento?

Se você entendeu a importância da música ambiente no seu restaurante, que tal agregar um pouco mais de prática à discussão? A seguir, confira dicas para extrair os benefícios dessa tática na sua empresa!

Conheça as preferências do seu público

Antes de apertar o play, é essencial que você conheça quem são os seus clientes e, assim, seja capaz de deduzir quais as preferências musicais da maioria. Munido dessa informação, você terá mais chances de acertar em cheio no estilo e de aproveitar as vantagens de um ambiente mais agradável e estimulante.

Crie uma identidade musical

Uma vez convencido do perfil de seus clientes, é hora de moldar o seu (ou, no caso, da sua empresa). Considere os dados que levantou e trace uma estratégia musical coerente.

Evite misturar estilos muito díspares (jazz e sertanejo, por exemplo) e capriche na seleção de artistas. Aproveite para surpreender positivamente o seu cliente, fazendo com que ele passe mais tempo no seu restaurante e consuma mais os seus produtos.

Selecione playlists extensas e de qualidade

Por fim, embora não menos importante, selecione playlists robustas, afinal, ninguém merece ouvir o mesmo looping de música o tempo todo! Caso haja muita repetição, o efeito gerado pode ser o oposto: ao tornar o ambiente cansativo, você aumenta a chance de evasão.

Por isso, certifique-se de priorizar listagens extensas e agradáveis. Uma boa alternativa é apelar para quem é especialista: a RadioSparx, por exemplo, monta uma trilha sonora altamente personalizada de acordo com as características do seu negócio e as preferências do seu cliente.

A mensagem, portanto, é clara: música ambiente para restaurantes é coisa séria e pode impactar direta e positivamente no seu faturamento. Invista!

O conteúdo foi útil e você deseja extrair os benefícios de uma boa estratégia auditiva no seu restaurante? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo a alavancar sua performance!