Você já se perguntou o motivo pelo qual música para academia é algo tão presente nos treinos de tantas pessoas? É difícil ver alguém malhando ou correndo sem aproveitar um som ambiente — seja no espaço em que estão ou por fones de ouvido.

Isso é um exemplo de como a música pode influenciar na forma como nos comportamos e em como o nosso corpo trabalha. A hora de se exercitar requer um estado de espírito específico e o áudio é decisivo para chegar até ele.

Pensando nisso, as academias buscam dedicar a atenção adequada ao som e causam um efeito positivo em seus frequentadores. Clientes mais felizes geram vendas e reconhecimento para a marca, portanto, todos ganham.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira a seguir as 5 principais vantagens de inserir música em um ambiente de academia!

1. É estimulante

A natureza rítmica da maioria dos exercícios pode ser impulsionada pelo som certo. Você pode aproveitar essa vantagem da música para proporcionar uma experiência muito mais eficaz aos seus clientes.

Com o estímulo da música com a batida certa e com a ambientação proporcionada por você, , eles perceberão que o treino rende mais — algo que certamente ajudará a fidelizá-los.

2. Eleva os níveis de prazer

Tem dias que se exercitar é bem difícil, principalmente quando ficar na cama parece uma tentação gigantesca, não é mesmo? Felizmente, você pode aproveitar do artifício da música para motivar os seus clientes a enxergarem os momentos que passam no seu estabelecimento como altamente positivos.

Aqui vale destacar que esse tipo de som ambiente é capaz de aumentar os níveis de prazer de quem ouve e isso contribui — e muito — para a satisfação dos seus frequentadores.

3. Diminui a fadiga

O rendimento do treino não é algo totalmente sob responsabilidade do cliente, já que isso pode ser ajudado pela estrutura oferecida pelo estabelecimento. Ao usar uma boa música no ritmo adequado, você pode ajudar a aliviar a sensação de dor e esforço causada pelos exercícios mais exigentes.

Esse fenômeno ocorre tanto porque o som oferece uma distração como também por gerar sensações positivas junto a quem está ouvindo.

4. Ajuda a atingir a frequência cardíaca ideal

Você sabia que a música é capaz de influenciar a frequência cardíaca de quem ouve? Além disso, é algo bastante positivo para o momento do treino. Afinal, manter a respiração e os batimentos cardíacos em um ritmo produtivo é muito importante.

Para que isso seja possível, é preciso utilizar uma música que tenha o número de BPM (batidas por minuto) equivalente à intensidade do exercício que está sendo conduzido no momento em que ela tocar.

5. Oferece mais resistência

Além de gerar uma sensação positiva junto ao cliente, a música tocada em um ambiente de academia também é capaz de proporcionar mais resistência a ele e permitir que ele aguente um treino mais intenso do que seria possível em um ambiente de silêncio, por exemplo.

Isso fará com que o seu estabelecimento ajude seus clientes a obter os resultados que esperam mais rapidamente, uma tática que melhora bastante a percepção de qualidade do local.

Viu só como o som pode ser decisivo para o sucesso da sua academia? O próximo passo é começar a construir as suas playlists. Alguns hits como “Till I Collapse”, do Eminem, “Rockstar”, do Post Malone e “Havana” da Camila Cabello são exemplos de sons que se encaixam perfeitamente como música para academia e podem trazer excelentes benefícios para seus clientes.

Quer ajuda para fazer isso? Então aprenda agora mesmo como montar uma playlist perfeita de músicas para academia!