Mais que deixar o ambiente mais confortável: a música aumenta a energia e o entusiasmo pela atividade física, elevando os níveis de dopamina no cérebro e reduzindo o estresse, segundo pesquisa do Journal of Strength and Conditioning Research

No entanto, não funciona com qualquer música. É preciso ter ritmos mais elevados, entre 120 e 140 BPM. Mas, além disso, é importante levar em conta o perfil e gosto pessoal dos alunos, oferecendo músicas que os agradem, atualizadas e que combinem com a identidade sonora da sua academia.

Parece uma missão difícil, né? Mas fique tranquilo, pois a RadioSparx separou, neste artigo, dicas preciosas para você encontrar as melhores playlists de músicas para academia em 2022. Confira!

Primeiro passo: entenda as preferências musicais dos seus alunos

Antes de mais nada, é fundamental que você entenda as preferências musicais dos alunos da sua academia. Por mais que os ritmos de rock mais pesados sejam funcionais para muitas modalidades de treinos mais intensos, se esse ritmo não causar bem estar nos seus alunos os efeitos serão nulos.

É possível mapear essas preferências de maneira genérica analisando a faixa etária, o gênero e o estilo pessoal da maioria dos alunos. Porém, o ideal é realizar pesquisas para identificar essas preferências, bem como pedir indicação de músicas que não podem faltar nos playlists da academia.

Nesse contexto, temos duas dicas valiosas. Uma é incluir essas perguntas na matrícula do aluno e encurtar o processo. Outra é a pesquisa online com ferramentas gratuitas, como a Google Forms, por exemplo, e aproveitar essa oportunidade para estreitar o relacionamento com os seus clientes.

Busque playlists de referência para selecionar as músicas

Em vez de quebrar a cabeça tentando encontrar as músicas ideais para cada playlist, busque referências nos canais com grande audiência. Pesquise playlists de treinos no YouTube, no Spotify, entre outros, para buscar inspiração em que músicas escolher para suas playlists.

Crie playlists específicos para cada estilo de treino

Agora que já sabe os ritmos que seus alunos mais gostam, é importante que você crie playlists específicas para cada modalidade de treinos. Nas aulas de ritmos, é importante explorar os hits dançantes que estão no topo das paradas de sucesso nas rádios, como o funk, brega funk, funknejo, entre outros.

Para treinos de musculação, é importante explorar ritmos mais intensos, com 140 BPM ou mais. Já para modalidades mais suaves, como Pilates e Yoga, o ideal é buscar trilhas sonoras harmônicas, que não distraiam a concentração dos alunos e tenham 120 BPM ou menos.

Para medir a quantidade de BPMs das músicas, você pode utilizar aplicativos de Streaming que tenham essa função, como o Spotify, ou usar calculadoras gratuitas que encontrará facilmente pesquisando na internet.

Fique atento às taxas de direitos autorais

Mesmo que você utilize planos pagos em plataformas de streaming (como YouTube e Spotify) e use as músicas apenas internamente, de acordo com a legislação vigente sua empresa deve pagar taxas de direitos autorais referente aos sons reproduzidos, sob pena de multa e outras complicações.

Fique atento a este importante detalhe, para não transformar a ação que deveria gerar mais conforto aos seus alunos como uma fonte de prejuízos ao seu negócio.

Contrate uma plataforma profissional, economize com direitos autorais  e automatize suas playlists  

Talvez agora  você esteja pensando: “não tenho tempo hábil para criar essas playlists à mão nem quero correr o risco de levar multas”. Se é seu caso, significa que sua academia já está grande demais para contar com soluções amadoras e chegou a hora de profissionalizar.

Felizmente, existem plataformas online de radio indoor disponíveis no mercado, que oferecem playlists prontas para uso, poupando muito o seu tempo. E essa é uma das vantagens que o plano Hits, da rádio indoor da RadioSparx entrega para você! Nossos clientes contam também com curadoria para criação de playlists personalizadas, uma inovadora ferramenta com reprodução de spots personalizados em tempo real, e o melhor de tudo: amplo acervo de músicas com os maiores hits do momento.

E, para quem precisa de músicas ambiente 100% regularizadas e de baixo custo, temos a opção do plano ECAD Free, com o maior acervo do Brasil de músicas isentas de taxas de direitos autorais, com mensalidades que cabem no seu bolso, gerando até 90% de economia em relação ao custo de taxas de direitos autorais. 

Depois dessa leitura concluiu que a radio indoor da RadioSparx é a solução ideal de músicas para academia no seu negócio? Então não perca mais tempo: solicite agora mesmo sua demonstração gratuita e revolucione o ambiente interno da sua academia!