Já foi o tempo em que as marcas se garantiam apenas com a qualidade de seu produto ou serviço. Hoje em dia, com o aumento da concorrência e a clientela mais exigente, as empresas precisam conquistar os clientes por meio de ações que resultavam em experiências positivas e clientes satisfeitos. É disso que se trata o marketing de experiência.

De modo geral, marketing de experiência é uma estratégia que visa utilizar a emoção dos clientes para conquistá-los, engajá-los e fidelizá-los. Essa tática pretende criar nos processos de compra estímulos capazes de gerar respostas emocionais que ficam atreladas à experiência de compra.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e saiba em que se baseia o marketing de experiência, suas vantagens e alguns cases de sucesso. Confira!

Como funciona o marketing de experiência?

O marketing de experiência tem como base ações que estimulam 5 tipos de experiências, isoladamente ou simultaneamente. Vejamos a seguir:

  • percepção: trata-se de uma abordagem que explora cinco sentidos do corpo humano – visão, olfato, audição, tato e paladar. Por exemplo, pode-se fazer campanhas utilizando cenários visualmente bonitos, ambientes que exalam cheiros, locais com sons marcantes – com música ambiente – ou comidas especiais com novos sabores;
  • sentimento: é a estratégia que faz realçar algum tipo de emoção no cliente. O importante é surpreender o cliente com um sentimento inesperado, assim ele consegue ter uma memória afetiva mais eficiente com a marca;
  • pensamento: o campo das ideias é colocado em primeiro lugar. Geralmente o cliente é convidado para fazer parte de uma brincadeira ou jogo instigante. O objetivo disso é quebrar as expectativas e reverter as impressões negativas, fomentando a reflexão;
  • ação: visa alterar o comportamento ou estilo de vida do cliente. Basicamente é uma estratégia que faz com o cliente abandone algum hábito e aprenda outro;
  • relacionamento: é a maneira que o cliente se conecta com a marca. Trata-se de uma estratégia de aproximação capaz de criar identificação do cliente com a marca.

Quais motivos da real importância do marketing de experiência?

Aumento da fidelização

Quando os sentidos do cliente são positivamente estimulados pela marca, há grande possibilidade de que este seja fiel à empresa. Isso porque se as emoções geradas criam satisfação e confiabilidade, é possível que o cliente se fidelize à marca.

Identificação com a marca

Clientes que experienciam fortemente uma marca tem mais chances de serem fãs ou incentivadores da marca.  Isso por que ele deixa de ser pautado pela razão e passa a ser pautado pela emoção, tratando a marca como um grande amigo ou parente próximo.

Aumento da rentabilidade

Quando o cliente sente desejo e encanto por uma marca, o fator preço fica em segundo plano. Com isso a empresa pode cobrar mais por um produto ou serviço. Isso favorece um aumento considerável da margem de lucro da empresa.

Quais cases de sucesso sobre marketing de experiência podem servir de exemplo?

TNT – A dramatic surprise on a quiet square

Neste vídeo, o canal de filmes e séries norte-americano TNT fez uma ação bastante curiosa. Tudo se passa numa rua tranquila na Bélgica, mas um acontecimento inesperado pega todo mundo de surpresa. O resultado é incrível.

Mc Donald’s – Maestro Burger

Já pensou em pedir o lanche especial Maestro Burger e ouvir uma orquestra tocando ao vivo para você? Essa foi a tática de marketing de experiência criada pelo Mc Donald’s. Você pode conferir a satisfação dos clientes neste vídeo.

The North Face – Never Stop Exploring

A marca de vestuário The North Face colocou o marketing de experiência no topo com essa ação. O desafio era alcançar a jaqueta em 30 segundos. Quem conseguisse isso, levava a peça de roupa para casa. Isso mesmo, de graça! Confira neste vídeo a campanha.

Essas foram algumas informações sobre marketing de experiência. É importante dar atenção à identidade sonora da marca. Ou seja, a característica que diz respeito ao efeito que o som pode trazer para o marketing da loja. Um estabelecimento com identidade sonora definida tem mais chances de ter uma ligação emocional com cliente.

Que saber quais outros fatores ajudam a levantar as vendas da sua loja? Leia agora mesmo neste texto como a música ambiente dá mais personalidade a sua loja.