Você está por dentro da influência da música sobre as decisões de compra dos consumidores? Não se trata de uma suposição nem de um caso isolado. Estudos comprovam que o som ambiente é responsável por impactar o comportamento dos clientes em diversos tipos de estabelecimentos.

Isso, por sua vez, cria uma excelente oportunidade para você otimizar seus negócios. Basta elaborar uma estratégia voltada à música da sua loja para conquistar resultados cada vez melhores. O segredo está em entender o perfil do seu público e fazer escolhas musicais corretas.

Afinal de contas, a concorrência está em pleno crescimento em diversos segmentos, e você precisa contar com soluções estratégicas que consigam ajudar a impactar o público certo para os seus objetivos! Veja a seguir as diversas formas em que ocorre a influência da música em estabelecimentos comerciais:

Foco no sentido da audição

As pessoas se baseiam nos cinco sentidos para perceberem o mundo ao redor delas. Você provavelmente já estimula bastante a visão com cartazes, anúncios, vitrines, entre outros. Então, vale a pena aproveitar o potencial trazido pelos demais sentidos que ficaram de fora, em especial a audição. Se você não o usar, estará desperdiçando um possível canal direcionador de vendas.

Redução da poluição sonora

Se você não preencher o som ambiente do seu estabelecimento, outros ruídos farão isso. Tal situação pode tornar o local mais inóspito, afastando potenciais clientes ou dissuadindo seus frequentadores de fazer compras. A influência da música pode ser positiva não só para satisfazer os visitantes como também para mascarar o barulho.

Influência da música nas ações

Segundo estudos da área, o som ambiente influencia no comportamento das pessoas de forma que pode impactar suas vendas. Uma música mais calma faz com que os frequentadores andem mais lentamente, o que pode ser essencial para conferirem mais produtos e aumentar o seu ticket médio. Uma música mais agitada acelera seus visitantes, algo bastante valioso para restaurantes de fast-food que precisam de alta rotatividade.

Total controle sobre o seu som

Você precisa pensar em todos os elementos que convivem em seu estabelecimento e isso inclui o som. Deixa uma rádio ligada o dia todo? Você está dando espaço gratuito para outros negócios se destacarem por meio das propagandas. Tome controle do aspecto sonoro da sua empresa para que ele possa trabalhar a favor dos seus resultados.

Melhor experiência em momentos de espera

Ninguém gosta de filas, ainda mais se elas estiverem inseridas em um contexto monótono. Para quebrar esse clima, você pode apostar na influência da música. Se o seu estabelecimento tem algum ponto em que as pessoas precisem esperar, utilize uma distração para melhorar a experiência delas. Sem esse recurso, é capaz que esses clientes não voltem ao seu negócio.

Viu só como a influência da música pode ser altamente positiva para o seu estabelecimento? Basta utilizá-la com inteligência ao se basear em dados concretos a respeito do perfil e das expectativas do público que frequenta o seu espaço. Fique de olho nos principais sucessos que você pode usar em suas playlists e aproveite os benefícios.

Quer algumas dicas? Veja aqui no blog 10 músicas atuais que você pode utilizar em sua loja para melhorar o movimento.