Já ouviu falar na Rádio Indoor mas ainda não conseguiu entender direito do que se trata? Então este artigo é para você! Aqui explicaremos de um jeito simples o que é, como funciona, quais as vantagens, que tipo de conteúdo utilizar, e muito mais!

Mergulhe neste artigo conosco e aprenda mais sobre uma das mais importantes ferramentas de marketing sensorial que impactam diretamente na experiência do usuário. Boa leitura!

O que é Rádio Indoor?

Rádio Indoor trata-se  uma estratégia de sonorização ambiental para empresas, muito usada para impactar os clientes subjetiva e sensorialmente, gerando muitos benefícios na experiência de compra.  

Sabe aquela música gostosa que você ouve quando entra em uma loja, que gera uma atmosfera agradável, combinando perfeitamente com o estilo daquela empresa,  está no volume ideal e é intercalada com uma programação de avisos, comunicados e até propaganda interna daquela loja? Trata-se exatamente disso.

É amplamente utilizada em redes de lojas, supermercados e academias, mas também tem se feito cada vez mais presente em clínicas e hospitais, escritórios dos mais diversos segmentos e até em ambientes internos, com foco na comunicação direcionada aos colaboradores da empresa.

Como funciona uma Rádio Indoor?

A Rádio Indoor assemelha-se bastante ao funcionamento dos streamings de conteúdo sonoro voltados ao consumidor final: Spotify, Deezer, Amazon Music, entre outros. 

Aliás, este é um ponto bem importante para ficar atento: estabelecimentos comerciais não podem reproduzir playlist desses streamings, mesmo quando contratam planos pagos. Isso porque a execução de músicas em estabelecimentos comerciais é protegida pela legislação de direitos autorais, que pode incidir em pesadas multas entre outras punições.

No entanto, o acervo musical de uma rádio indoor é especialmente selecionado para estabelecimentos comerciais, com gêneros e músicas que funcionam bem para o mais variado tipo de empresas. E, em alguns casos, como no Plano Royalty Free da RadioSparx, há opções de contratação isentas de taxas de direitos autorais, de modo que o contratante paga apenas uma mensalidade de assinatura da plataforma.

Além das músicas, plataformas de rádio indoor geralmente contam com recursos especiais para a inserção de spots e vinhetas personalizados: tratam-se de áudios curtos com conteúdo informativo ou de propaganda da empresa contratante. O uso deste recurso  gera importante impacto comercial, influenciando os clientes a comprar os produtos anunciados no momento em que já estão dentro do estabelecimento comercial.

Vantagens no uso da Rádio Indoor

Uma das principais vantagens é ter uma rádio interna inteirinha para chamar de sua: sendo você quem manda na programação. Mas, além disso, podemos dizer de maneira resumida que a estratégia rádio indoor tem grande potencial de influenciar o comportamento do cliente para a compra. Vejamos em detalhes como isso funciona:

Experiência do Cliente

A experiência do consumidor, é um dos recursos mais explorados para quem quer aumentar os lucros ultimamente. 

E não é para menos: de acordo com pesquisas, no Brasil, 89% dos clientes apontam a experiência de compra como fator importante em sua decisão de compra, sendo que 48% dos clientes brasileiros aceitariam pagar mais para ter acesso a uma melhor experiência.

Além disso, um estudo científico da UFRGS  (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) comprovam que a utilização de músicas ambiente nas intenções de compra

Nesse contexto, a rádio indoor faz toda a diferença, gerando uma experiência sonora agradável e contribuindo para o aumento do tempo de permanência do cliente na loja e, consequentemente, aumentando também as chances de compra.

Comunicação Profissional

A rádio indoor não se resume apenas à musicalização ambiente de estabelecimentos comerciais.Serve também como um recurso eficaz para profissionalizar a comunicação com clientes e colaboradores.

Por meio de recursos tecnológicos como a locução virtual em tempo real, é possível digitar um texto e segundos depois ter ele sendo reproduzido nas caixas de som do estabelecimento, com áudio discreto, harmônico e profissional.

Esta é uma excelente alternativa para solicitar a presença de algum colaborador em local específico, acionar algum cliente sobre o estacionamento, comunicar crianças perdidas dos pais no interior do estabelecimento, entre outros.

Novas Fontes de Receita com Parcerias Comerciais 

A rádio indoor também pode ser uma excelente fonte de renda extra para a sua empresa. Para vários tipos de negócios, como supermercados, academias, clínicas médicas, entre outros, há possibilidade de interessantes parcerias comerciais.

Trata-se da comercialização de espaços publicitários para parceiros estratégicos, assim como os tradicionais programas de rádio já fazem há décadas! Vamos a alguns exemplos?

  • supermercados venderem espaços na rádio indoor para fornecedores de produtos que já compram espaços especiais para PDVs dentro do supermercado
  • academias comercializarem espaços para lojas de roupa fitness ou de suplementos alimentares
  • empresa comercializar espaço para negócios locais que desejem divulgar seus produtos ou serviços para os colaboradores 

E por aí vai! Essas foram apenas algumas inspirações, mas são inúmeras as oportunidades de parcerias comerciais lucrativas para quem tem uma rádio indoor na sua empresa.

Propagandas Internas

Essa é uma das vantagens mais lucrativas para o seu negócio!

Tendo uma rádio indoor, você estará no controle total da ambientação sonora do seu estabelecimento, definindo estilos musicais, artistas e músicas que tocarão em suas caixas de som. Mas esse ainda não é o principal benefício.

Além disso, poderá incluir na sua programação programetes informativos e educativos, além de spots e vinhetas com propaganda interna direta, anunciando novos serviços, produtos em destaque, ofertas relâmpago e muito mais!

Em específico, no caso da plataforma da RadioSparx, há uma série de recursos que tornam a utilização da rádio indoor ainda mais vantajosa:

  • maior acervo de músicas Royalty Free do Brasil, com ampla variedade de playlists especializados para cada tipo de negócio
  • configuração de execução de  playlists em modo automático, dispensando operação humana e reduzindo custos com mão de obra
  • anúncios com locução profissional: envie seu texto e em apenas 1 dia útil você recebe o material prontinho para rodar
  • anúncios com locutores virtuais e reprodução em tempo real dentro da sua loja
  • recursos offline para driblar a instabilidade da internet, possibilitando que você salve suas playlists para reproduzi-las mesmo sem internet, sem perder seus anúncios personalizados.
  • sistema com interface intuitiva simples e rápido de usar

Depois desse mergulho no universo da rádio indoor você acha que ela é uma boa alternativa para a sua empresa? Então não perca tempo: agende seu teste grátis agora mesmo!