Um time de funcionários motivado é capaz de produzir mais e melhor. Trata-se de algo desejável para qualquer área de atuação. Isso está entre as suas prioridades? Pois então é importante saber que a música ambiente pode ajudar muito.

A música tem um papel significativo na forma como as pessoas se comportam. Em diversas áreas, o som ajuda a estimular a criatividade e a concentração. Você pode contar com esses benefícios ao implementar um sistema de música ambiente em seu local de trabalho.

No entanto, para aproveitar essas vantagens, é preciso saber como usar o som a seu favor. Não basta apenas ligar em uma rádio aleatória e deixar seguir a programação. É necessário ter um olhar (e um ouvido) estratégico a respeito disso.

Veja as melhores formas de usar a música ambiente como forma de motivar os funcionários.

Utilize os ritmos adequados

Você sabia que determinados estilos musicais são capazes de estimular mais os funcionários e ajudá-los a atingir uma performance superior no trabalho? Experimente gêneros como o eletrônico ou o instrumental e fique de olho nos resultados.

As batidas mais frenéticas podem acelerar o ritmo da equipe, assim como as mais calmas aumentam o grau de concentração com as atividades realizadas no dia a dia.

Evite repetir músicas

A música ambiente é capaz de tornar mais agradável o ambiente dos funcionários e manter a monotonia longe, mas somente quando a seleção musical em si não se torna monótona.

Ouvir a mesma playlist várias vezes todos os dias pode ter o efeito contrário ao que você está pretendendo, então é importante realizar mudanças com uma boa frequência. Você pode adicionar mais músicas ou mudar completamente a seleção periodicamente.

Implemente programações temáticas

Para manter a sua música ambiente sempre variada, você pode experimentar playlists temáticas baseadas em algum assunto relevante à sua área, aos interesses dos seus funcionários ou até mesmo a uma data especial.

Por exemplo, que tal ter uma semana somente de música eletrônica? E, depois, outra focada em sucessos de trilhas do cinema? E o dia do rock merece uma playlist especial, não acha? Capte sugestões da equipe e planeje seus temas apropriadamente.

Controle bem o volume

Música alta não faz bem para o ambiente de trabalho, por mais que o som tenha benefícios para a produtividade e motivação. Saiba controlar adequadamente o volume do áudio no seu espaço para que não seja disruptivo e consiga complementar o ambiente.

Também é importante levar em consideração o tamanho do local e a acústica disponível nele, o que pode exigir certos ajustes até chegar ao nível de volume correto.

Aceite sugestões de músicas

Para que a sua equipe se sinta valorizada, você pode buscar sugestões dos seus funcionários para compor a sua playlist. Afinal, serão eles mesmos que ouvirão a programação, então é apropriado que tenham um papel decisor sobre o assunto.

Dessa forma, além de contar com os benefícios característicos da música ambiente, você também conseguirá gerar um grau maior de identificação.

Trabalhar com música ambiente pode ser altamente benéfico tanto para os seus funcionários quanto para os seus clientes. Apesar disso, esse pode se tratar de um trabalho que exija um comprometimento de tempo considerável da sua parte.

Felizmente, é possível contar com a ajuda de uma empresa especializada no assunto para cuidar da seleção musical e demais aspectos relacionados à manutenção desse recurso. Quer ajuda com isso? Basta entrar em contato conosco!