Você já parou para pensar nas funções de um sistema de som para empresas? Muito além de simplesmente tocar música de fundo, esse tipo de ferramenta exerce influência na harmonia do estabelecimento e pode ser um ótima estratégia de comunicação.

Comércios varejistas, escolas, academias e, até mesmo, em hospitais, o fato é que o som é um elemento que compõe o ambiente, junto com a identidade visual, a temperatura e o aroma do local.

Neste conteúdo, mostraremos os benefícios do sistema de som ambiente para empresas e o que levar em consideração na hora de implementá-lo em seu negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura para conferir!

Quais são as vantagens do som ambiente para empresas?

A música, quando utilizada de maneira estratégica, tem a capacidade de proporcionar uma experiência de consumo muito mais agradável às pessoas enquanto estão dentro do estabelecimento. Por isso, é considerada um dos pilares do marketing sensorial.

Contudo, é importante que o tipo de música da loja seja escolhido com base no perfil do público-alvo, ou seja, os clientes devem identificar-se com a trilha sonora para que os efeitos sejam positivos.

Partindo desse contexto, entre as vantagens que o sistema de som para empresas tem a oferecer, podemos citar:

  • aumenta o tempo de permanência dos clientes no PDV;
  • promove sensações de relaxamento e bem-estar aos clientes;
  • influencia o comportamento do consumidor de acordo com a estratégia do negócio;
  • aumenta o faturamento do negócio;
  • proporciona ao público experiências incríveis e agradáveis;
  • garante um retorno financeiro satisfatório em relação ao baixo investimento;
  • influencia as decisões de compra e amplia a lembrança do consumidor para novas compras;
  • promove a atração de novos clientes e a fidelização dos atuais.

Lembrando-se de que, para usufruir de todos esses benefícios, é fundamental investir em um projeto de sonorização adequado, que envolva desde a escolha de equipamentos de qualidade as pesquisas sobre as trilhas mais indicadas para seu público.

O que é preciso considerar para ter um bom sistema de som para empresas?

Por falar em projeto de sonorização, neste tópico, mostraremos os principais pontos que devem ser levados em conta na hora de elaborar um planejamento de sistema de som para empresas.

Qualidade dos equipamentos

Um sistema de sonorização nada mais é do que o conjunto de equipamentos utilizados para reproduzir digitalmente um som em um determinado ambiente, com a finalidade de trazer mais harmonia e conforto para esse local.

Dito isso, contar com equipamentos de qualidade é um ponto crucial para que a estratégia seja implementada com sucesso. É importante que o som seja nítido e “transparente” para que os clientes consigam ouvir as músicas e entender as locuções de anúncios de ofertas, por exemplo.

Investir em aparelhos baratos pode causar efeitos adversos, pois ruídos e som de péssima qualidade podem fazer com que as pessoas tenham pressa para sair do PDV ou acabem nem entrando.

Dimensões do ambiente a ser sonorizado

Outro ponto fundamental em um sistema de som para empresas é levar em consideração as dimensões físicas do estabelecimento, isto é, a posição e a distância entre as caixas de som em relação ao tamanho da loja.

Para isso, é importante contar com uma empresa especializada em serviços de sonorização, pois ela disponibilizará profissionais experientes que farão a medição do PDV para descobrir a potência necessária das caixas de som, a distância ideal entre cada uma, a posição para melhor aproveitamento da acústica do lugar, entre outros aspectos.

Qual é o papel da tecnologia?

Quando falamos em serviço profissional de sonorização corporativa, não estamos nos referindo a simplesmente criar uma playlist no Spotify e deixá-la tocando aleatoriamente durante o dia na loja.

Existem questões mais delicadas que exigem o auxílio de um software que atenda às necessidades do ambiente de uma loja. Por exemplo, a aplicação da Radio Sparx oferece uma ferramenta capaz de regular o som das vinhetas em relação à trilha musical.

O volume é diferenciado automaticamente quando as vinhetas tocam, aumentando em 100% durante as locuções para promover comunicados institucionais e ofertas especiais. E quando as músicas voltam a tocar, a capacidade é reduzida em 70%.

Como você pôde conferir, um sistema de som para empresas é um elemento importante em suas estratégias de marketing e comunicação interna. Por isso, é fundamental contar com equipamentos de qualidade e serviços de profissionais especializados.

Este artigo sobre a importância do sistema de som para empresas foi útil para você? Tem alguma experiência sobre o assunto que queira compartilhar com a gente? Então deixe o seu comentário!