A rádio corporativa é uma das estratégias de comunicação interna e marketing mais eficientes. Ela é muito mais do que uma ferramenta para o ambiente interno de uma empresa. Com várias possibilidades de produção de conteúdo, a emissora corporativa contribui para otimizar a comunicação com os funcionários, clientes e fornecedores. Essa prática pode gerar grandes impactos, como o aumento de vendas, maior produtividade, entre outras questões.

Você está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post explicaremos como funcionam as rádios corporativas, destacaremos as principais vantagens e alguns cases de sucesso de empresas que utilizaram a rádio corporativa. Continue lendo!

Como funciona a rádio corporativa?

Basicamente, elas podem ser caracterizadas por um sistema de rádio ambiente. Esse som pode ser utilizado para diversas finalidades: divulgar produtos, promoções, conteúdos informativos, jornalísticos, serviços prestados, entretenimento etc.

Considerando essa questão da diversidade da produção de conteúdo, vários tipos de empresas podem adotar essa prática. Entre elas estão lojas, hotéis, agências bancárias, supermercados, bares e restaurantes.

Quais as suas vantagens?

Trata-se de uma ferramenta extremamente importante na comunicação das empresas. Primeiramente, isso acontece porque ela é capaz de produzir conteúdos informativos destinados a públicos variados.

Por meio da rádio corporativa é possível disponibilizar diversas informações relevantes aos trabalhadores — aumento salarial, dicas de segurança no trabalho, ações realizadas pela empresa, entre outras.

Os pontos positivos não param por aí. Ainda há outros benefícios e muitos deles estão relacionados ao fortalecimento da marca das companhias, o estabelecimento de melhores relações com os funcionários e clientes, e o fato de proporcionar um melhor ambiente. Entre as principais vantagens estão:

  • desenvolvimento de publicidade institucional destinado ao fortalecimento da marca da organização;
  • divulgação de campanhas promocionais;
  • divulgação de comunicados para equipe;
  • flexibilidade na produção de conteúdos, ou seja, é possível transmitir diversos tipos de informações;
  • proporciona o desenvolvimento de um ambiente agradável, otimista e de motivação;
  • favorece o fortalecimento de laços da empresa com os clientes e os empregados.

Quais são os principais cases de sucesso?

O Magazine Luiza é um dos principais cases de sucesso. Devido aos canais de comunicação que mantém com os funcionários, como a rádio e a televisão interna, a empresa foi eleita a melhor para se trabalhar no varejo, segundo pesquisa feita pelo Instituto Great Place To Work.

A Netshoes é outro caso de sucesso. No início, a empresa só se comunicava com os funcionários por cartazes informativos ou pelo meio on-line. No entanto, muitos colaboradores não ficavam sabendo desses comunicados, pois não tinham acesso à internet no trabalho.

A partir desse momento, a companhia começou a produzir conteúdos na rádio interna e, consequentemente, mais pessoas passaram a ter acesso a essas informações. Atualmente, ela é voltada a conteúdos corporativos (segurança no trabalho e vale-refeição, por exemplo). Além disso, ela divulga os eventos relacionados à marca, como os encontros patrocinados pela companhia.

A rádio corporativa proporciona vários benefícios para as empresas. Entre elas estão a possibilidade de divulgar diversos conteúdos e a marca, além de estreitar a relação com os clientes e funcionários. Diante disso, vale muito a pena incorporar essa ferramenta na rotina do seu negócio!

Está interessado em implementar uma rádio corporativa na sua empresa? Entre em contato com a gente! Estamos dispostos a ajudá-lo no que for necessário.