Está todos os dias “na correria”? Há cada vez menos oportunidades para descansar ou se divertir? Nem sempre o problema é o acúmulo de tarefas. Pode ser que você precise rever a forma como faz a sua gestão de tempo.

Organizar as demandas do dia a dia com um método eficaz é algo essencial para poder lidar com elas. Se você não se preocupa em ter uma boa gestão de tempo, ficará cada vez mais difícil realizar as suas atividades com qualidade.

Ter uma boa gestão de tempo não é algo complicado. Basta se basear em alguns hábitos que precisam passar a fazer parte do seu cotidiano.

Veja a seguir 5 dicas infalíveis para tornar sua gestão de tempo mais eficaz:

1. Crie um planejamento de tarefas

Para trabalhar de forma organizada e melhorar sua gestão de tempo, você precisa de um plano. Isso consiste em parar e pensar em tudo o que precisa ser feito e com quais prioridades. Elabore um calendário e preveja quais tarefas serão completadas em cada horário. Divida o seu dia em blocos e “encaixe” as demandas conforme a exigência de tempo correspondente. Assim, fica mais simples se preparar e executar essas tarefas.

2. Delegue tarefas apropriadamente

Quem disse que você precisa fazer de tudo? Delegar tarefas às pessoas certas é tão importante quanto completá-las e é necessário ter essa habilidade. Para isso, conheça muito bem as capacidades presentes na sua equipe para que cada um receba a tarefa mais apropriada. Assim, você garante que a atividade seja completada sem se sobrecarregar.

3. Livre-se de distrações

Interromper o seu fluxo produtivo pode ser altamente prejudicial para a sua gestão de tempo. Mesmo quando tudo está funcionando corretamente, os seus esforços podem ser comprometidos caso alguém interrompa ou você se distraia com algo. Um smartphone com redes sociais é um grande problema nesse contexto, então certifique-se de manter essas distrações longe enquanto está trabalhando.

4. Faça uma coisa de cada vez

Não caia no mito de que é possível ser multitarefa. Quem trabalha dessa forma diminui a atenção empregada nas atividades e prejudica a qualidade de todas elas. Em vez disso, concentre-se em uma tarefa por vez com o máximo de concentração. Não pense naquilo que precisa ser feito em seguida ou na etapa anterior: respeite o timing do seu trabalho e que cada estágio tem o seu momento.

5. Use a tecnologia a seu favor

Há quem deixe que o vício no celular se torne um problema para a gestão de tempo. No entanto, as coisas não precisam ser assim. Que tal usar a tecnologia como aliada? Comece a usar aplicativos que ajudem a controlar as suas tarefas, como o Wunderlist. Também é possível administrar a sua produtividade ao mensurá-la com o Toggl ou o Runrun.it.

A sua gestão de tempo depende fundamentalmente da sua habilidade de organizar as suas demandas de maneira eficaz. Leve em consideração as dicas acima para garantir o melhor uso das suas habilidades sem a necessidade de entrar na famosa “correria” do dia a dia. Com uma condução mais inteligente da rotina, você poderá agregar valor ao seu trabalho e até descansar mais.

Quer saber mais sobre isso? Veja aqui no blog como a organização pessoal é decisiva para a produtividade.