Ponto de Vendas ou PDV, como também é conhecido, nada mais é que o estabelecimento físico de uma loja, ou seja, o local onde o consumidor e a marca tem um contato pessoal e as vendas são realizadas. Dito isso, é fundamental pensar em estratégias de marketing para proporcionar uma experiência agradável no PDV.

Ações de marketing sensorial, por exemplo, focam em atrair os clientes apelando para um conjunto de elementos que, por meio do estímulo de sentidos — visual, auditivo, olfativo etc — proporcionam momentos positivos durante a compra.

Neste conteúdo, mostraremos as 5 melhores estratégias de marketing para aplicar no PDV e aumentar as vendas. Continue a leitura do conteúdo para saber mais sobre o assunto!

1. Ofereça produtos de qualidade

Para se destacar no mercado, primeiramente, é preciso oferecer produtos ou serviços que se destaquem da concorrência em termos de qualidade. Se o consumidor perceber que o custo-benefício das soluções que você tem a oferecer é benéfico, ele indicará sua marca para amigos e familiares, fazendo o tradicional e infalível “marketing boca a boca”.

2. Destaque a fachada do estabelecimento

A fachada do PDV atua como um cartão de visita da loja. Ela é o primeiro contato que as pessoas terão com seu negócio enquanto andam pelas ruas. Por isso, é muito importante trabalhar o design de maneira estratégica. Aposte em um logotipo atraente e criativo, cores ligadas à identidade visual da empresa e fontes que traduzam o tom da comunicação com o público.

3. Elabore um projeto visual

A decoração do PDV precisa transmitir a língua que o público do negócio fala, isto é, desenvolver uma conexão com as características comportamentais e preferências dos clientes. Se o consumidor tem um perfil mais voltado para a modernidade, a ideia é decorar o ambiente de acordo, evitando peças antigas, certo?

O fato é que a identidade visual é um conjunto de elementos que devem respeitar alguns fatores, como a exposição dos produtos, decoração do estabelecimento, circulação dos clientes, entre outros.

Muitas empresas acabam não respeitando a “regra” do “menos é mais” e exageram na excessividade. Um grande volume de produtos expostos sem necessidade ou vitrines lotadas são exemplos do que não se deve fazer. Aposte no bom senso.

4. Utilize uma rádio indoor

Rádio interna, corporativa ou indoor é um conceito muito popular no varejo por conta de seus benefícios que unem diversas estratégias de marketing em uma única ação. O fato de tornarem o ambiente mais agradável — com a escolha de músicas baseadas nas preferências do público — gera impactos diretos na decisão de compra do cliente, aumentando as vendas, o tempo de permanência no PDV e a taxa de fidelização.

Outro ponto interessante da rádio indoor é que ela serve como uma ótima ferramenta de divulgação para a empresa, pois pode ser utilizada para promover ofertas durante o momento em que o cliente está na loja e para transmitir informações institucionais como campanhas sazonais, comunicados, lançamentos, novidades e até mesmo notícias relacionadas ao mercado.

5. Invista em marketing sensorial

Por fim, mas não menos importante, invista em marketing sensorial. Seu amplo conceito tem como principal finalidade conquistar o público por meio dos quatro sentidos.

Diversos elementos são trabalhados em conjunto para proporcionar uma experiência de consumo diferenciada e encantar os visitantes do PDV. Você já deve ter notado que algumas lojas têm até um aroma característico. Esse tipo de ação, somada a uma iluminação adequada, música ambiente e uma identidade visual estratégica, é capaz de influenciar a tomada de decisão do consumidor, impactando nas vendas.

Contudo, é importante ter bom senso e apostar no minimalismo. O volume do som deve estar ajustado de modo que as pessoas consigam identificar as músicas e entender as locuções, sem atrapalhar a comunicação ou incomodá-las. Os aromas devem ser leves para não causarem enjoo nos clientes e os aspectos visuais equilibrados.

Como você pôde contemplar neste conteúdo, há uma grande variedade de estratégias de marketing para se trabalhar no PDV. A ideia geral é proporcionar aos clientes momentos positivos durante a compra, pois ajuda a marca a desenvolver um relacionamento com seu público e a posicionar a empresa em seu mercado de atuação.

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