Ao longo das décadas, a área do marketing vem se aperfeiçoando e criando estratégias mais refinadas para cativar o público-consumidor das marcas. É assim que surge o marketing auditivo, uma sub-área do marketing sensorial, que se baseia no estímulo da audição para atrair a atenção dos clientes e gerar identificação com a empresa.

Dessa forma, essa estratégia envolve a criação de uma identidade sonora baseada nos valores e no público-alvo da empresa, que devem ser traduzidos por meio de uma trilha musical, a qual pode ser reproduzida em pontos de venda ou até mesmo no site institucional.

Para saber como criar uma estratégia de marketing auditivo para a sua empresa, confira nossas dicas abaixo!

Invista em uma estrutura de qualidade

Se você pretende investir no marketing auditivo em seu ponto de venda, o primeiro passo que deve dar é em relação à estrutura do local.

Sendo assim, é fundamental investir em bons aparelhos de som, que devem ter uma boa qualidade para fazer a música ressoar por todo o ambiente. Além disso, você deve pensar na acústica do espaço, para que a trilha seja reproduzida de forma confortável aos ouvidos.

Avalie seu público-alvo

Conhecer seus consumidores pode ser um grande passo, pois isso revela a preferência musical deles. Assim, você pode criar uma trilha sonora com a qual eles se identificam para promover a identificação com a marca.

Nesse sentido, uma estratégia interessante é a criação de uma persona, que é uma tática do marketing que se baseia na montagem de um personagem fictício que tenta aglutinar as características dos seus clientes reais.

Conheça os valores da marca

Além do seu público-alvo, outra questão que deve ser levada em consideração é a política de valores da marca. Assim, se sua empresa está ligada à preservação ambiental, tente buscar canções que falam sobre o assunto. Marcas ligadas à moda feminina, por exemplo, podem investir em música pop.

Crie uma identidade sonora

Depois de seguir os passos descritos acima, é hora de criar sua identidade sonora. Ela pode ser conceituada como a trilha musical propriamente dita, que tenta traduzir os valores e mostrar ao cliente as características da marca e de seus produtos.

Mas, para tanto, é fundamental ficar de olho no ECAD, que é o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, órgão criado para fiscalizar a distribuição de direitos autorais. Lembre-se de que as canções são produtos artísticos que pertencem aos seus autores, por isso, quem está utilizando-as com fins lucrativos deve solicitar a autorização e pagar os encargos relativos.

Sendo assim, para evitar multas e dores de cabeça, ao escolher as canções que vão compor sua trilha sonora, já solicite o pagamento dos direitos autorais junto ao ECAD.

Seguindo os passos que indicamos acima, você tem condições de criar uma excelente estratégia de marketing auditivo e melhorar a imagem de sua marca perante seus consumidores.

Depois de conhecer os detalhes sobre o marketing sensorial, que tal dar início à estratégia para sua empresa? Entre em contato com a RadioSparx e descubra os serviços que nós oferecemos!