Você já provavelmente já ouviu falar sobre Cloud Computing, ou Computação em Nuvem, como também é conhecida. Afinal, essa tecnologia tem sido utilizada tradicionalmente como mecanismo de backup há décadas.

Contudo, essa tecnologia evoluiu bastante nos últimos anos e, hoje, há todo um mercado voltado para as soluções que ela proporciona ao setor corporativo, como segurança de dados, acessibilidade às informações armazenadas, redução de custos e muito mais.

Neste conteúdo, mostraremos os 4 principais motivos para que você comece a implementar Cloud Computing agora mesmo em seu negócio. Acompanhe a leitura para saber mais sobre o assunto!

1. Acessibilidade

A Cloud permite a conexão entre milhares de usuários, arquivos e softwares em único ambiente digital, a qualquer hora e em qualquer lugar do mundo. Com apenas alguns cliques, é possível acessar um universo de dados disponibilizados na nuvem, bastando apenas ter conexão com a internet.

Isso proporciona muito mais agilidade ao cotidiano da empresa, pois permite que sua infraestrutura cresça significativamente sem necessidade de mudanças drásticas, como a aquisição de softwares e hardwares ou serviços de manutenção demorados e onerosos.

2. Custo-benefício

Por falar em gastos com aquisição, uma das maiores vantagens da Cloud Computing é a expressiva redução de custos que ela gera para o negócio. A economia acontece, primeiramente, em duas áreas:

  • no capital do negócio — já que a necessidade de compra de dispositivos para aumentar o armazenamento de informações é descartada;
  • nas despesas operacionais — todos os serviços relacionados ao funcionamento dos servidores passam a ser responsabilidade da empresa de hospedagem.

Em outras palavras, há um ótimo custo-benefício quando a organização opta por implementar a Cloud em suas operações.

3. Integração de dados

O objetivo da Cloud Computing é permitir a integração de variados tipos de dados e serviços armazenados em diversos dispositivos em um único servidor digital, unificando o controle e o acesso a essas informações.

Os variados departamentos de uma empresa geram dados todos os dias, que são armazenados na nuvem, para serem analisados e utilizados posteriormente. Isso permite, por exemplo, que o departamento de marketing tenha acesso aos números do setor de vendas do último mês.

O mesmo se aplica ao RH, que pode se tornar muito mais estratégico se puder analisar o desempenho dos colaboradores em tempo real, a partir de um software de gestão integrada na nuvem. As possibilidades são infinitas!

4. Segurança

Mesmo com a Cloud Computing fazendo parte da realidade de milhões de empresas dos mais variados segmentos do mercado, ainda há quem pense que o fato de os dados estarem armazenados na internet significa que eles correm riscos de serem roubados ou utilizados de maneira imprópria.

Contudo, é preciso dissolver esse pensamento, pois os servidores são estruturados em um complexo sistema de hierarquias de acesso, ou seja, as informações são criptografadas em níveis de instituições bancárias. Além disso, camadas adicionais de proteção e backups automáticos são realizados frequentemente pelas empresas responsáveis pela prestação desse tipo de serviço.

Resumindo, armazenar as informações de seu negócio na nuvem é ter a garantia de que seus arquivos estarão protegidos de avarias e riscos de perdas ou roubos, o que é muito comum quando são armazenados em documentos impressos.

Para concluirmos, vale lembrar de que o mercado de Cloud Computing está em constantemente inovando. Soluções para as mais diversas questões corporativas são desenvolvidas a cada dia. Sendo assim, é fundamental que você se mantenha por dentro de tudo que anda acontecendo.

Este artigo foi útil para você? Então que tal assinar a nossa newsletter para receber mais dicas e novidades sobre o mercado todas as semanas diretamente em seu e-mail?