Você já ouviu falar sobre trade marketing? Ele é uma estratégia focada no canal de distribuição de produtos ou serviços com objetivo de aumentar o destaque da marca e, consequentemente, as vendas.

De acordo com a pesquisa Trade Insight 2017, realizada pelo Clube Trade, essa técnica tem ficado cada vez mais popular entre as empresas, visto que 77% dos entrevistados já utilizam alguma ferramenta de gestão e monitoramento do trade no ponto de venda (PDV).

A seguir, além de entender o que é trade marketing, como funciona e como pode ser implementado, você também vai descobrir como promovê-lo por meio da rádio interna da empresa. Boa leitura!

O que é trade marketing?

Basicamente, o trade marketing é uma técnica voltada para a exposição de um produto ou serviço em centros de distribuição – empresas de varejo, por exemplo.

A partir dessa estratégia, o público-alvo não apenas passa a ter uma visão mais clara do que é ofertado nas prateleiras e vitrines da loja, como também é influenciado a escolher uma marca diante de todas as outras no estabelecimento.

Essa prática permite que as mercadorias sejam bem colocadas nos locais de venda, a ponto de melhorar o posicionamento da marca e aumentar a saída de produtos.

Como pode ser implementado?

Agora que você sabe o que é trade marketing, vamos entender qual a melhor forma de implementá-lo. Acompanhe o passo a passo a seguir:

1. conheça o cenário: pesquise informações sobre seus concorrentes, público-alvo e hábitos de consumo;

2. considere a área de atuação da empresa: preste atenção no nicho do negócio para escolher a estratégia de trade marketing adequada;

3. verifique as características da região: a estratégia de trade deve estar alinhada com o ambiente do ponto de venda;

4. aposte na colaboração: reúna uma equipe multidisciplinar para elaborar ideias criativas e atrativas para o público;

5. faça testes: invista nas estratégias em escalas menores primeiro, para concentrar seus esforços só no que realmente se mostrar rentável.

Como promover o trade marketing por meio da rádio da empresa?

Como falamos, o trade marketing tem o objetivo de melhorar a exposição dos produtos no PDV e, assim, a experiência do cliente. Nesse sentido, a melhor forma de aproveitar essa estratégia na rádio interna é vendendo espaços para fornecedores e parceiros anunciarem seus produtos ou serviços direto da loja.

Além de aumentar a rentabilidade da empresa, essa é uma maneira de estreitar o relacionamento com outros profissionais do mercado.

Como pode ver, o trade marketing é uma estratégia que busca aumentar a visibilidade e posicionamento da marca no ponto de venda e, portanto, deve ser bem implementado para gerar resultados positivos para o negócio.

Se você deseja implementar esta técnica por meio de uma rádio interna, não deixe de aproveitar o suporte e a produção oferecidos pela RadioSparx. Além de oferecer música da melhor qualidade com curadoria exclusiva, nós cuidamos de todo som ambiente da empresa para que tanto você como seus colaboradores foquem todos os esforços no negócio.

Gostou de conhecer a estratégia de trade marketing? Quer conferir como você poderia promovê-la por meio do serviço da RadioSparx? Entre em contato conosco e tiraremos todas as suas dúvidas!